quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A Era do Reino dos Céus

A presente era pode ser chamada de era da graça. Ela pode também ser chamada de era do evangelho ou era da igreja. A era vindoura pode ser chamada de era do reino ou era do milênio, pois tal era durará somente mil anos: “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição. Sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos” (Apocalipse 20: 6).  Após aquela era, ainda há outra era, que é uma era eterna. É a era do novo céu e nova terra.
A Bíblia apresenta-nos essas três eras. A era da igreja é a era da graça, porque a graça e o amor de Deus são manifestados nela. É o tempo de Deus salvar os injustos e levar o homem a receber a graça do Senhor Jesus. Tudo nessa era é proveniente da graça. A era do novo céu e da nova terra também será uma era de graça. Contudo, o Reino é todo justiça.
            A era do Reino milenar foi preparada por Deus especialmente para recompensar os fiéis e punir os pecaminosos. Aquele período será um período especial. Tanto o Novo como o Antigo Testamento nos dizem que, neste período, Deus lida com o homem em justiça: “Naqueles dias e naquele tempo farei que brote a Davi um renovo de justiça; ele fará juízo e justiça na terra” (Jeremias 33:15). Podemos citar inúmeros versículos acerca do julgamento justo no Reino.
Agora leiamos Apocalipse 20: 4: “Vi também tronos, e aos que se assentaram sobre eles foi-lhes dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem nas mãos. Reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos”.
O Reino não é para todos. O reino é para os mártires, para os fiéis, para os que rejeitaram Satanás e o anticristo. Isso nos prova que o reino milenar não é dado como um dom gratuito, mas é obtido por meio de boas obras diante de Deus. Apesar de vermos em outras passagens outros tipos de pessoas reinando, em Apocalipse vemos que deve haver justiça específica antes que possa haver participação nesse reinado. Assim é o milênio.
Nesse tempo Deus lida com os cristãos com base na justiça. Portanto, devemos admitir que é no reino que Deus nos disciplina. Se hoje amarmos o mundo, andarmos segundo a carne, e tivermos um viver desleixado, na era por vir seremos disciplinados por Deus. Mas, se amarmos o Senhor hoje e abandonarmos a nossa vontade por causa do Senhor, receberemos a graça de Deus e o Seu galardão. Esse é o ensinamento bíblico acerca dessas três eras.
A Palavra de Deus diz que na era vindoura haverá essas coisas. Deus mesmo se responsabiliza pelas Suas palavras. Eu apenas sei que o Filho de Deus disse essas palavras. Embora a salvação tenha sido estabelecida pela obra do senhor Jesus, a recompensa vem pela nossa própria obra. Somos recompensados por obedecer à vontade de Deus e por não andar segundo nossa própria vontade.
Que possamos valorizar a graça que temos recebido, acatar a advertência de Deus e perseguir a recompensa do Reino.

0 comentários:

Postar um comentário