segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A Recompensa e o Reino dos Céus

“Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão” (I Coríntios 3: 14).


O apóstolo Paulo diz em sua carta aos coríntios que se a sua obra permanecer, essa pessoa será recompensada. Não diz que se a sua fé permanecer, essa pessoa será recompensada. A questão da recompensa depende da obra da pessoa. A Bíblia distingue claramente salvação de galardão e nunca confunde fé com obras.
Sem a fé, o homem não pode ser salvo. Sem as obras, o homem não pode ser recompensado. As obras de alguém devem resistir diante do trono do julgamento e sobreviver ao exame minucioso dos ‘olhos flamejantes’, antes que haja a possibilidade de receber galardão.
Na Bíblia, as palavras faladas quer pelo Senhor Jesus, quer pelos apóstolos, acerca da recompensa e do reino, não foram faladas levianamente, da mesma forma que também não se falou assim acerca de dom e vida eterna. Quando o Senhor Jesus diz no Evangelho de João que Ele dá a vida eterna para as Suas ovelhas, Ele está falando a realidade e não algumas palavras vazias (João 10: 28). Romanos 6:23 diz que o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. Está muito evidente que o dom de Deus é a vida eterna. Então o que é a recompensa?
A Bíblia mostra-nos claramente que a recompensa é a coroa, o trono e o Reino dos céus.
“Porque o Filho do Homem há de vir na glória de Seu Pai, com os Seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme as suas obras” (Mateus 16: 27).
Há três fatos aqui. 1º- O homem será recompensado de acordo com as suas obras. Deus estará tratando com as pessoas salvas nessa questão das recompensas.
2º - Em que momento a recompensa será distribuída? Quando Cristo vier na glória de Seu Pai com Seus anjos. Aquele será o tempo em que Ele estabelecerá Seu reino sobre a terra. Portanto, somente quando o Reino se iniciar é que a recompensa se iniciará.
3º- A manifestação de Cristo, em glória e majestade, no reino vindouro será o tempo para que alguns cristãos sejam recompensados: “Iraram-se as nações; então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos profetas, teus servos e aos santos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra” (Apocalipse 11: 18).
Em outras palavras, o tempo do Reino é o tempo da recompensa. Quando o Reino vier, a recompensa virá também. Há também um ponto importante para destacar. A recompensa é a obtenção da coroa e a obtenção do trono. Por que? Simplesmente porque não há reino sem trono e sem coroa.
Que é uma coroa? Uma coroa representa uma posição no Reino. Ela também representa glória no Reino. Se uma coroa for apenas um objeto, ele não significa muito. Qualquer pessoa pode fazer uma coroa se tiver algum dinheiro. Porém, no caso em foco, vemos que a coroa é o símbolo do Reino. Quando alguém perde a coroa, perde o que a coroa representa.
“Venho sem demora. Guarda o que tens (as obras), para que ninguém tome a tua coroa” (Apocalipse 3: 11).
O trono também é um símbolo do Reino. Ele representa posição no Reino, autoridade e glória no Reino. Não existe algo como perder a coroa, mas ainda ter o reino. Semelhantemente, ninguém pode perder o trono e ainda ter o reino. O trono e a coroa, porém, não são importantes em si mesmos, eles existem apenas para representar o Reino. Em outras palavras, a recompensa é o Reino.
“Ao que vencer, dar-lhe-ei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono” (Apocalipse 3: 21).
A recompensa, o Reino dos céus, é para os vencedores!
  

0 comentários:

Postar um comentário