terça-feira, 17 de novembro de 2009

O Trono de Julgamento de Cristo

Porque é necessário que todos nós sejamos manifestados diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal” (II Coríntios 5: 10).


 No futuro, antes de julgar as pessoas no mundo, Deus julgará primeiramente os cristãos. Pedro nos diz que o julgamento começa pela casa de Deus (I Pedro 4:17). Em relação a que Deus nos julgará? Sabemos que esse tribunal julgará as obras, portanto não é um tribunal para julgar quem tem ou não a salvação e a vida eterna que são dons dados aos que crêem.
Creio que esse julgamento determinará se teremos ou não participação no Reino vindouro. Para alguns, não só não haverá participação no Reino, como haverá punição
A palavra “trono do julgamento” é “bema” no original grego. Significa uma plataforma erguida. Bema é o lugar onde são decididas as questões em família. O texto inicial diz que devemos ser manifestados diante do trono de julgamento para cada um ser recompensado de acordo com o praticou (obras).
Portanto, após termos crido no Senhor Jesus, embora nossa boa obra não possa salvar-nos, ela determinará nossa posição no Reino.
“Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano” (I Coríntios 3: 14-15).
A Bíblia nos revela uma verdade muito séria. Apesar de uma pessoa ter a vida eterna, ela ainda pode ser rejeitada para o Reino dos céus. Jesus é quem nos falou disso:
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus” (Mateus 7: 21).
 Nesse versículo, todas as pessoas se dirigem a Jesus como “Senhor”, mas vemos que Ele fará uma distinção entre os seguidores que podem entrar no Reino e os que não podem. O Senhor mostra-nos claramente, aqui, que a condição para entrar no Reino é fazer a vontade de Deus.
A recompensa do Reino dos céus tem por base a obediência do homem. Quem for desobediente, enquanto viver na terra, não perderá a vida eterna, mas perderá o Reino dos céus. Quando chegar o tempo de os céus reinarem, isto é, quando o Senhor Jesus vier pela segunda vez, alguns não poderão entrar no Reino, mas irão perdê-lo. Jesus esclareceu muito essa questão em Mateus 7, Ele segue dizendo: “Muitos, naquele dia, Me dirão: Senhor, Senhor! não foi em Teu nome que profetizamos,e em Teu nome expulsamos demônios, e em Teu nome fizemos muitos milagres? Então lhes declararei: Nunca vos conheci. Apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniqüidade!” (VS.22 e 23).
Aqui o Senhor Jesus nos diz o que ocorrerá diante do trono de julgamento. Ele diz: “Naquele dia”; portanto, isso não se refere a hoje, mas ao futuro. Quando o tempo do trono de julgamento vier, e quando Cristo começar a julgar a ‘casa de Deus’ muitos cristãos irão entender que estão errados em sua posição e em seu viver.
Jesus alertou os seus discípulos de que não deveriam chamá-lo de Senhor apenas com os lábios, e sim que deveriam se submeter a Sua autoridade e obedecê-lo: “Porque me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que Eu mando?” (Lucas 6: 46). Se eles o chamavam de Senhor, deveriam fazer a vontade do Pai. Fazer a vontade do Pai é uma coisa, enquanto profetizar, expulsar demônios e fazer milagres são coisas diferentes. Algumas vezes podemos fazer tudo isso sem estar fazendo a vontade do Pai.
O que o Senhor Jesus está dizendo é isto: “Muitas pessoas são filhos de Deus. Elas são salvas e tem a vida eterna, mas não procuram fazer a vontade de Meu Pai por isso terei de rejeitá-las em meu Reino. Por essa razão vocês devem ser cuidadosos e fazer a vontade de Deus”.  
Por que o Senhor disse: “Nunca vos conheci? O texto segue e explica: “Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade” (Mateus 7: 23). Por favor, lembrem-se de que o Senhor não lhes disse para apartarem-se da vida eterna. No original grego o significado de “praticar a iniqüidade” é não seguir as regras, não obedecer às leis ou não aceitar regulamentos.
Aos olhos de Deus, fazer o mal não significa apenas fazer coisas más. Não importa quanto uma pessoa tenha feito; uma vez que ela não tenha se submetido à exigência de Deus, ao Seu julgamento e à Sua soberania, isto é maligno aos olhos de Deus. O problema aqui não é fazer o mal, mas não ter princípios.Que são os princípios? Os princípios são a palavra de Deus e a palavra de Deus é a vontade de Deus.
Se você não estiver fazendo a vontade de Deus, não importa o que faça, O Senhor Jesus dirá que você é iníquo. Os que fazem as coisas de acordo com seu próprio ego não terão parte no Reino dos céus!

0 comentários:

Postar um comentário