segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A maior exigência em toda a bíblia

“...quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus, e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação” (Romanos 13: 2).


A maior exigência de Deus para o homem não é carregar a cruz, ofertas, consagração ou auto-sacrifício. A maior exigência de Deus para o homem é a submissão (Ato ou efeito de submeter-se; disposição a obedecer; obediência espontânea).
Deus ordenou ao rei Saul que aniquilasse Amaleque e que destruísse completamente tudo o que eles tinham (I Samuel 15). Mas depois que Saul venceu os amalequitas, ele poupou Agague, o rei amaleque, e escolheu as melhores ovelhas, bois e tudo o que era de valor. Ele recusou-se a destruí-los, esperando que, ao oferecê-los como sacrifício a Deus, seria esquecida a sua falha.
Mas, o Senhor Deus falou ao profeta Samuel e disse: “Arrependo-me de haver posto Saul como rei, porque deixou de me seguir, e não executou as minhas palavras” (I Samuel 15: 11). Saul estava tão acostumado a fazer as coisas do seu modo que, ao encontrar-se com Samuel foi logo dizendo: “Bendito sejas tu do Senhor! Executei a palavra do Senhor” (verso 13). O profeta argumentou em tom de sarcasmo: ‘Então que balido de ovelhas é este nos meus ouvidos?”
Saul tentou transferir a culpa para os seus soldados numa atitude idêntica àquela acontecida no jardim do Édem quando Adão atribuiu a culpa por sua desobediência “à mulher que tu me deste”. Disse ainda que os soldados fizeram aquilo com a boa intenção de oferecer sacrifício ao Senhor.
Samuel não se deixou enganar e responde a Saul dizendo: “Por que não destes ouvidos à voz do Senhor? Mesmo diante dos argumentos claros de Samuel, o rei Saul continuava insistindo que nada de mal havia feito, que seu procedimento era correto diante de Deus. Não estava ele querendo praticar um ato de religiosidade tão importante como era o sacrificar no altar do Senhor?
A palavra final veio como uma sentença de morte para o rei de Israel: “Tem tanto o Senhor prazer em holocausto e sacrifícios, como em que se obedeça à sua palavra? Obedecer é melhor do que sacrificar, e atender melhor do que a gordura de carneiros” (Versículo 22). Pode parecer que Deus está sendo muito duro e implacável com o pobre rei Saul, mas se entendermos o princípio que está por traz de seu comportamento iremos entender o por que da sentença: “Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou para que não sejas rei” (Verso 23b).
Samuel explica ao rei: “Pois a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria” (Verso 23). Quando alguém toma uma atitude de desobediência a Deus está agindo sob o princípio de Satanás que foi rebelde diante de Deus e não aceitou submeter-se à Sua soberania. Isso é abominação aos olhos do Rei do universo.
Somente no ouvir e no obedecer existe honra absoluta a Deus e exaltação da Sua vontade. A obediência é a mais alta expressão de resposta à vontade de Deus.
Quando o Senhor Jesus estava orando no jardim do Getsêmani, sua atitude demonstra uma total submissão à autoridade de Deus. Ele buscou sinceramente conhecer a vontade do Pai. Ele não disse: “Eu tomarei a cruz” ou “Eu devo beber do cálice”. Ele somente ouviu e obedeceu. Logo que ele obteve a certeza de que o Pai queria que ele fosse à cruz, sua palavra foi: “Seja feita a tua vontade”. A vontade de Deus é absoluta. Se não fosse a vontade de Deus de Ele ser crucificado, o Senhor Jesus poderia muito bem ter desprezado a cruz.
Antes de o Senhor estar certo sobre a vontade de Deus, o “cálice” e “a vontade de Deus eram duas coisas diferentes. Mas depois que ele ficou esclarecido, o “cálice” tornou-se o “cálice que o Pai lhe deu”, então as duas coisas se tornaram uma só.
Uma vontade é o representante da autoridade. Portanto, quando a submissão vem a partir do conhecimento da vontade de Deus, aquela submissão é uma submissão à autoridade. Se não há nenhuma oração, e nenhuma disposição para se conhecer o que Deus quer, como existirá submissão à autoridade?
O Senhor Jesus disse a Pedro, de forma clara, que não aceitaria nenhuma tentativa de preservar a sua vida: “Não beberei, porventura, o cálice que o Pai me deu?” (João 18: 11). Com seus atos decididos Jesus estava sustentando a autoridade de Deus aqui na terra. É isso que devemos nós fazer em nossas vidas. Submeter-mo-nos a Deus e quebrar-mos o princípio da desobediência que é o ponto forte do reino das trevas.
Se o princípio da rebelião está presente, até mesmo um sacrifício torna-se uma satisfação e uma glória para Satanás. A primeira coisa que temos de tratar é o nosso coração, que é enganoso, e ver se estamos ou não afetados pelo princípio das trevas. Em nosso relacionamento com Deus, nada é mais importante do que Submissão e Obediência! 

1 comentários:

Andrea disse...

Agradeço a Deus por estar recebendo através desse blog essas mensagens sobre obediência e submissão. Uma coisa tenho aprendido,que não temos que discutir uma ordem e sim cumprir mesmo que seja uma ordem dura, temos que submeter à autoridade sem resistência, com humildade e respeito.

Postar um comentário