sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Reino dos Céus, dom ou recompensa?

“Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6: 23).


Por várias vezes o Antigo Testamento diz que a salvação pertence a Jeová. Isso indica que a salvação não tem origem em nós, pelo contrário, originou-se em Deus. Embora o homem tenha pecado e esteja destinado à perdição, não é sua intenção buscar a salvação. Foi Deus quem começou a pensar em salvá-lo.
Por que a salvação pertence a Jeová? Por que Deus está interessado no homem? De um modo genérico, podemos dizer que é porque Deus é amor. Mas, mais especificamente, é porque Deus ama o homem. Se Deus não amasse o homem, Ele não precisaria salvá-lo.
Deus é amor. Isso está registrado em I João 4: 16. Que significa dizer que Deus é amor? Significa que o próprio Deus, Sua natureza e Seu ser, é amor. Se pudéssemos dizer que Deus tem uma substância, então a substância de Deus é amor. Deus como amor é a maior revelação da Bíblia. A natureza de Deus, a essência da vida de Deus, é simplesmente amor. Ele não pode fazer nada de outra maneira. Ele ama e, ao mesmo tempo, é amor.
Quando o amor de Deus é aplicado a nós então podemos ver esse amor manifestado em uma ação: “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3: 16).
Aí está o amor em ação. Deus “deu” seu Filho e com ele nos “deu” também a vida eterna. Portanto, podemos então afirmar que a vida eterna é um ‘DOM’. Queremos definir o significado da palavra ‘dom: “Dom: Dádiva, presente”, para então continuar meditando sobre a questão proposta nesta página, mas gostaria de pensar, por que Deus dá a vida eterna aos que crêem?
O reino de Deus é um Reino eterno que subsistirá para sempre e exatamente por isso seus cidadãos devem ter vida eterna para desfrutarem desse privilégio por toda a eternidade. Como vemos, a vida eterna é a condição essencial para a sobrevivência de um reino eterno. Nosso Pai nos quer junto a Ele para sempre.
Com esse entendimento a respeito do dom gratuito de Deus que é a vida eterna vamos analisar a diferença entre o Reino e a vida eterna. Hoje, existem muitos cristãos na igreja que não conseguem fazer distinção entre o Reino dos céus e a vida eterna. Eles pensam que o Reino dos céus é a vida eterna e que a vida eterna é simplesmente o Reino dos céus. Eles confundem a Palavra de Deus, achando que a condição para receber o reino é a condição para a conservação da vida eterna. Entretanto, a distinção entre os dois é muito clara na Bíblia. Uma pessoa pode perder o reino dos céus, mas ela não perderá a vida eterna. Ela pode perder a recompensa, contudo não perderá o dom.
Há um grande engano nas igrejas hoje. O homem pensa que a salvação é a única coisa e que não há nada além de ser salvo. Ele pensa que uma vez que alguém é salvo quando crê, não tem de se preocupar com as obras. Se a salvação é pela graça, é um presente gratuito de Deus, onde então reside a importância das obras?
Ser salvo não tem absolutamente nada a ver com as obras da pessoa. Assim que a pessoa crê no Senhor Jesus, ela é salva. Mas, após sua salvação, Deus mostra-lhe que há outra coisa importante para ela. Que há uma recompensa, uma glória vindoura, uma coroa e um trono. Deus coloca a sua recompensa diante dos cristãos. Se uma pessoa for fiel, receberá a recompensa, se for infiel, perdê-la-á.
O homem não pode ser salvo pelas suas boas obras, tampouco pode ser impedido de receber a salvação pelas suas más obras. As boas obras são úteis quanto às questões da recompensa, da coroa, da glória e do Reino, mas as boas obras são inúteis quanto à questão da salvação.
“Pois é pela graça que sois salvos, por meio da fé – e isso não vem de vós, é dom de Deus – não das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2: 8-9).
Em outras palavras, Deus nunca salvará uma pessoa por ela ter méritos, e Ele nunca recompensará alguém que não tenha mérito. O homem deve vir diante de Deus totalmente carente e sem méritos, para que Ele o salve. Contudo, após a salvação, temos de ser fiéis, e temos de esforçar-nos para produzir boas obras por meio de Seu Filho Jesus Cristo, a fim de obtermos a recompensa.
Por favor, não pense que as boas obras sejam inúteis. Estamos dizendo que as boas obras são inúteis no tocante à salvação. Elas nada têm a ver com a salvação, de forma alguma. A salvação depende de crer na obra realizada por Cristo na cruz do Calvário. Esse é o ponto crucial de todos os problemas. A questão de obras está relacionada com a recompensa e o Reino dos céus faz parte das recompensas que Deus dará aos que forem fiéis.
“E todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mente e corações, e vos darei a cada um, segundo as vossas obras” (Apocalipse 2: 23). 

0 comentários:

Postar um comentário