quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A necessidade de restauração da submissão

“Por isso o Senhor Deus o mandou embora do jardim do Éden” (Gênesis 3: 23).


Quando Adão caiu em pecado, a ordem no universo foi destruída. Ele nunca deveria ter tentado julgar por si mesmo o bem e o mal. O homem pensa que algo é bom ou então que algo não é bom. Parece até que o julgamento do homem é mais claro que o de Deus. Isso, no entanto, é uma atitude de insensatez que leva à queda. Se não formos libertados desse princípio maligno, nós nunca deixaremos de viver em estado de rebelião contra Deus.
A submissão deficiente que vemos hoje não é suficiente para solucionar esse dilema da humanidade. Alguns cristãos pensam que por terem crido e sido batizados, isso basta. Mas isso não é suficiente. Jovens estudantes pensam que é muita humilhação submeter-se aos seus professores. Há muitas esposas que pensam ser um castigo divino a exigência de que se submetam a um marido sob o qual é impossível viver.
Muitos ignoram que “submissão” na Bíblia tem a ver com submissão sob a autoridade estabelecida por Deus. Submissão é um princípio básico. Se a questão da autoridade não é resolvida, nada pode ser bem feito. A fim de restaurar a autoridade, a submissão deve ser restaurada. Muitos estão acostumados a agir como cabeça; eles nunca conheceram a submissão. Enquanto cidadãos do Reino dos céus devemos aprender a submissão para viver em harmonia com Deus e com as autoridades estabelecidas por Ele.
Todos os problemas do homem são devidos ao seu viver fora da esfera da autoridade de Deus. Hoje o Senhor está trabalhando na restauração da unidade do corpo de Cristo. Para ter-se a unidade do Corpo deve haver primeiramente a primazia da Cabeça, e então, o respeito à autoridade da Cabeça que é Cristo.  
Sem a vida da Cabeça, não existe nenhum corpo. Igualmente, sem a autoridade da Cabeça não existirá unidade do corpo. Devemos permitir que Cristo, que é a Cabeça do corpo, governe de tal maneira que o Corpo possa tornar-se um. Deus requer que nos submetamos não somente a Ele, mas também a todas as Suas autoridades representativas. Todos os membros do Corpo têm de aprender a se submeter uns aos outros. O corpo é um. A Cabeça e o Corpo também são um. Somente quando a autoridade do Cabeça prevalece é que a vontade de Deus será realizada. Deus deseja que a igreja seja o Reino de Deus aqui na terra.
Algumas pessoas tem se esforçado para praticar a submissão, mas tem encontrado muita dificuldade. A esses dizemos que, a não ser que a misericórdia de Deus esteja sobre nós, ninguém consegue submeter-se à autoridade de Deus. Por essa razão devemos aprender alguns pontos importantes:
1 – Deve haver um espírito de submissão.
2 – Deve haver treinamento na submissão.
3 – Devemos aprender a identificar as autoridades representativas de Deus.
Algumas pessoas cresceram em lares onde o princípio da autoridade foi prejudicado por causa das atitudes inconvenientes das pessoas que estavam na posição de autoridades representativas. Por isso essas pessoas passam pela vida com imensa dificuldade em se submeter a qualquer que seja a autoridade. Quando elas chegam diante de uma autoridade, essas pessoas sentem uma verdadeira aversão a elas e por isso não se submetem com facilidade. Esse tem sido o problema mais comum no meio do povo de Deus.
Se esse é o seu caso será preciso que o velho homem morra para que o novo homem, nascido de Deus possa viver essa vida na restauração. É preciso viver no espírito e assim venceremos a carne: “A mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus” (Romanos 8: 7-8).
O apóstolo Paulo transmitiu ensinamentos importantes a respeito do assunto em sua carta aos Romanos. Sugiro que você leia o capítulo 8 e procure praticar, com a ajuda do Espírito Santo, as orientações. Ele viveu uma vida de total resistência aos desejos de sua carne e por isso ele nos diz: “Se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (versículos 13 e 14).
É assim que Deus irá restaurar e recolocar o homem na posição inicial de antes da queda. Dessa forma o Seu Reino será estabelecido e a Sua vontade será feita na terra toda, assim como é feita no céu.


Coopere com o propósito eterno de Deus!  

1 comentários:

Luciano Mendes disse...

O assunto é muito interessante e muito importante,de crucial importância para nós que professamos nossa fé em Cristo e em Deus.
E a bíblia é enfatica nesse assunto, devemos ouvir a palavra e obedecer.De genesis a apocalipse vemos o Senhor dos Exércitos proclamar ao seu povo a submissão a sua autoridade.E nos tempos de hoje o Espírito de Deus tem batido nessa tecla incessantemente como nessa mensagem do blog; o Senhor Jesus esta reivindicando o seu lugar de direito, que é o de cabeça da igreja de Senhor do seu povo.Devemos pedir para que o Senhor sonde nossos corações, nos convença desse pecado terrível, para podermos nos arrepender e pedir que Ele nos sare, traga a cura para que vivamos submissos não apenas de palavras ,as em verdade e em espírito.

Postar um comentário