terça-feira, 3 de novembro de 2009

A Provisão de Deus para o Seu Reino

“Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? (...) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas” (Lucas 12: 22,30).
Nosso propósito neste mundo como súditos e embaixadores do Reino é difundir o conhecimento e a influência do Reino de Deus. A busca de provisões pessoais nunca foi parte do plano do Senhor. Foi isso que Jesus ensinou aos seus discípulos. Quando estamos envolvidos com os propósitos do Reino, o Todo-poderoso nos dá o que necessitamos para cumprir nossa tarefa.
O Pai Nosso (a oração modelo) que está em Mateus 6: 9-13, que Jesus usou para estimular seus discípulos a orar, tem apenas uma frase relacionada com provisões pessoais: “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje” (Mateus 6:11). Esta frase serve para orientar corretamente nosso coração e nossa mente com relação Àquele que é nossa verdadeira fonte de provisão.
O foco de nossas orações deve ser: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu” (Mateus 6: 9,10). Em outras palavras, devemos orar e trabalhar em prol da influência do Reino, para expandi-lo por toda a terra, deixando que o Rei cuide das provisões. O Senhor não deseja que vivamos em busca de bens, mas em busca da influência divina neste mundo.
A provisão divina é um subproduto da obediência. Ela não é um salário pago por trabalho realizado ou por serviços prestados. Jesus prometeu que, se buscarmos o Reino e a justiça de Deus, todas as provisões de que necessitamos, para a vida, nos serão acrescentadas.
Tudo que for necessário para que vivamos de maneira justa como súditos do Reino nos será fornecido. Entretanto, nosso coração e nossa mente, nosso desejo e nossa vontade devem estar submissos ao Rei.
A obediência envolve muito mais do que uma simples aderência às regras e aos regulamentos. Não é apenas uma mudança de comportamento. Podemos ter atitudes corretas e ainda assim possuir um coração rebelde e desobediente. Esse é um problema bastante antigo, que remonta ao jardim do Éden.
Veja a seguinte reclamação de Deus a respeito de seu povo:
Porque o Senhor disse: “Pois que esse povo se aproxima de mim e, com a boca e com os lábios, me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído” (Isaías 29: 13).
No entendimento de Deus, a obediência externa de um coração desobediente não convence. Deus não considera que é uma obediência verdadeira. A obediência que libera a provisão do Reino começa no coração e manifesta-se nas atitudes e no comportamento observável. Em outras palavras, a verdadeira obediência é resultado de um coração obediente.
A obediência falsa, nada mais é que um estratagema para tentar manipular Deus para que Ele nos dê aquilo que desejamos. Esse plano sempre irá fracassar. Por isso muitos cristãos vivem perplexos. Eles vão à igreja, lêem a Bíblia, oram, dão o dízimo e a oferta, dedicam parte do seu tempo às atividades da comunidade a que estão congregados, porém, nada parece dar resultado. Os depósitos celestiais parecem estar fechados. Qual o motivo disso?
Eles não levam uma vida correta. Seu coração não está limpo diante de Deus. Apesar de sua demonstração externa de justiça, seu íntimo não está em consonância com o governo do Reino.
Na Bíblia, a provisão abundante e a prosperidade estão claramente ligadas à obediência a Deus. Pouco antes de os israelitas cruzarem o rio Jordão para chegar à terra prometida, Moisés lhes transmitiu a seguinte palavra da parte de Deus:
“E será que, se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo o cuidado de obedecer todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor, teu Deus: Bendito serás na cidade e bendito serás no campo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e a criação das tuas vacas, e os rebanhos das tuas ovelhas. Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. Bendito serás ao entrares e bendito serás ao saíres” (Deuteronômio 28: 1-6).
Quando obedecemos ao Senhor de todo coração, suas bênçãos inundam nossa vida. Isso significa que, quando chegam até nós, são tão numerosas que nem sabemos o que fazer com elas. Aonde quer que formos e tudo o que tocarmos será abençoado. Sucesso, graça e influência crescerão a cada instante.
A provisão é uma questão relacionada com a obediência ao Reino!


0 comentários:

Postar um comentário