sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Aprendendo Com Jacó

“Abraão gerou a Isaque, Isaque gerou a Jacó” (Mateus 1: 2).
Isaque e Ismael eram irmãos por parte de pai, mas com mães diferentes. Jacó e Esaú eram mais próximos, eram gêmeos. Jacó significa suplantador. Ele suplanta os outros, elevando-se sobre eles. Quando ele e seu irmão mais velho Esaú estavam saindo do ventre, Jacó agarrou o calcanhar de Esaú. Jacó parecia dizer: “Esaú, não saia ainda! Espere por mim. Deixe-me sair primeiro! Jacó era um verdadeiro segurador de calcanhar.
O significado do nome Jacó é o segurador de calcanhar, o suplantador. Ele derrota outros. Ele os coloca sob seus pés por qualquer meio enganoso. Isso é Jacó.
Porque Deus já escolhera Jacó, todo empenho dele era desnecessário. Jacó precisava de uma visão. Ele não precisava suplantar outros, porque Deus o escolhera para ser o número um. Mesmo antes de os gêmeos nascerem, Deus tinha dito à mãe que o mais jovem seria o primeiro, e o mais velho seria o segundo. Está escrito: “Amei a Jacó, porém me aborreci de Esaú” (Ml 1: 2-3).
Infelizmente Jacó não percebeu isso. Se o tivesse percebido nunca teria tentado fazer nada. Antes, teria dito a Esaú: “Se quer sair primeiro pode ir. Não importa quanto você tente ser o primeiro, eu ainda serei o primeiro. Você nunca poderá vencer-me, porque Deus me elegeu”.
Jacó, entretanto, não sabia disso. Mesmo quando ele cresceu ainda não percebia isso. Assim, ele estava constantemente tentando suplantar. Onde quer que fosse ele suplantava. Ele suplantou seu irmão (Gn 25:29-33), e suplantou seu tio (Gn 30:37 e 31:1). Ele planejou e roubou seu tio Labão. Contudo, todo seu labor foi em vão. Deus poderia dizer-lhe: “Jacó, seu tolo. Não precisa fazer isso. Eu lhe darei mais do que você conseguiu obter por seus esforços humanos”.
Mas Jacó continuou lutando. Embora fosse um descendente de Abraão, suas atitudes eram as de um descendente do diabo. Você compreende isso? Posicionalmente falando, Jacó era um descendente de Abraão, mas disposicionalmente, ele era um filho do diabo.
Que precisava acontecer? Ele precisava do tratamento de Deus. Por isso Deus levantou seu irmão Esaú, e depois seu tio Labão, para tratar com ele. Deus levantou até mesmo quatro esposas e doze ajudantes varões. Havia muito sofrimento na vida de Jacó, mas esse sofrimento veio do seu próprio esforço, não da escolha de Deus. Quanto mais ele lutava, mais sofria. Podemos rir de Jacó, mas somos exatamente iguais a ele. Quanto mais tentamos fazer algo, mais problemas temos.
Em Cristo, precisamos primeiramente da vida de Abraão. Precisamos esquecer o que somos, viver por Cristo e confiar n’Ele. Em segundo lugar, em Cristo não temos necessidade de “Ismael”, nossos feitos; precisamos de “Israel”. Não precisamos do Jacó natural, mas do Israel transformado, o príncipe de Deus.
Você percebe que absolutamente não depende de você? Ao ler isso, você pode dizer: “Se não depende de mim, mas inteiramente de Deus, então pararei a minha busca”. Muito bom. Se você puder parar sua busca, parabéns! Se puder pará-la, ela deve ser parada. Asseguro-lhe que, quanto mais você parar, melhor. Quanto mais você parar, mais Ele se levantará. Tente. Diga ao Senhor: “Senhor, eu paro minha busca!” O Senhor dirá: “Isso é maravilhoso! Sua pausa abre a porta para que Eu faça algo”.
Todos fomos escolhidos. Em certo sentido não escolhemos esse caminho, mas aqui estamos. Que podemos fazer? Se lermos Romanos 9 descobriremos que depende d’Ele, não de nós. Ele era e ainda é a fonte. Louvado seja o Senhor que a Sua misericórdia chegou a nós! “Pois ele diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia” (Rm 9:15).
Foi por Sua misericórdia que fomos escolhidos para estar unidos a Cristo e participar d’Ele como a benção eterna de Deus!  A genealogia de Cristo é uma questão do direito de primogenitura, e o direito de primogenitura é principalmente a união com Cristo e a participação em Cristo.
O suplantar de Jacó não era justificável, mas sua busca pela primogenitura certamente foi honrada por Deus. Esaú desprezou a primogenitura e vendeu-a por um preço baixo (Gn 25:29-34). Ele a perdeu e não foi capaz de reavê-la, mesmo tendo chorado e lamentado por ela (Gn 27:34- 38). Ele perdeu a benção de participar de Cristo. Isso deve ser uma advertência para nós.
Jacó honrou e buscou o direito de primogenitura, e o alcançou. Ele herdou a benção prometida por Deus. A benção de Cristo: “A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás ao ocidente, ao oriente, ao norte e ao sul e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 28:14).

0 comentários:

Postar um comentário