sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Igreja, o mistério de Cristo

“Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Felipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas.
Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai que está nos céus” (Mt 16. 13-17).
Quando Pedro falou que Jesus era “o Cristo”, o Filho do Deus vivo, ele afirmou algo que só poderia ser conhecido por meio de uma revelação divina. É o próprio Deus quem revela o mistério de Deus. O mistério de Deus é Cristo. Mas, Cristo também tem um mistério, e é necessário que o próprio Cristo o revele. Por isso ele disse a Pedro: “Também eu te digo”. Isso significa que o Senhor também tinha algo para revelar.
Por isso, Ele próprio disse: “Tu és Pedro, e sobre essa rocha edificarei a Minha Igreja” (Mt 16. 18). Daí podemos deduzir que o mistério revelado por Cristo é a igreja. Essa foi a primeira vez que Jesus menciona a sua igreja. O Senhor disse que edificaria Sua igreja sobre “essa rocha”. Entendemos que a rocha era a própria revelação de Cristo, o Filho do Deus vivo. Paulo em sua primeira carta aos Coríntios também nos mostra quem era a rocha: “e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo” (I Co 10. 4). Paulo menciona também que: “Ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo” (I Co 3. 11). A edificação da igreja, portanto, se dá sobre esse fundamento, essa rocha que é Cristo.
No versículo 19, o Senhor continua: “Dar-te-ei as chaves do reino dos céus”. Mateus é o Evangelho do reino dos céus. No capítulo 16 o Senhor nos mostra como nós podemos entrar no reino. O Reino esta ligado diretamente à Igreja do Senhor Jesus, e as chaves do Reino são entregues a ela.
É através da Igreja que as portas do Reino dos céus são abertas. Sem ela não podemos abrir o Reino e nem podemos entrar nele. Quando entramos na vida da Igreja, temos a realidade do Reino. O viver da Igreja é o viver do povo do Reino. A Igreja tem as chaves para abrir o Reino por meio do evangelho.
Nós estamos na Igreja porque nascemos de novo (Jo 3. 3, 5) e fomos batizados no Espírito (I Co 12. 13). Assim nos tornamos Corpo de Cristo, a igreja (Ef 2. 22ª) O viver na Igreja é a realidade do viver no Reino dos céus. Como povo do reino, o nosso padrão deve ser mais elevado que os demais. Devemos viver em busca de aperfeiçoamento constante e procurar o livramento para os nossos pecados e fraquezas; somos cidadãos do Reino dos céus.
 Vimos que a Igreja foi revelada e as chaves do Reino dos céus entregues a ela. Depois disso, o Senhor nos mostra como viver a vida da Igreja. “Então disse Jesus a Seus discípulos: Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-Me” (V. 24). Uma vez gerada a Igreja, a vida da igreja é uma vida de seguir a Jesus, e segui-Lo de perto.
Para isso, devemos negar o próprio “eu”. Não devemos trazer à Igreja nossas próprias coisas, não devemos trazer a nossa opinião. Pedro tinha muitas opiniões, mas no Reino dos céus, na vida da Igreja, não há lugar para opiniões, pois são um empecilho para seguirmos ao Senhor de Perto.
O Senhor nos diz: “Tome a sua cruz”. Devemos tomar a cruz e seguir ao Senhor. Quando o “ego” se manifestar, devemos usar a cruz para matá-lo. Ao seguir ao Senhor, o que mais devemos temer é o nosso “eu”, o nosso ego. Ele sempre cria obstáculos para a edificação. Para andar nesse caminho devemos tomar a cruz e seguir ao Senhor.
Devemos praticar essa realidade! 

0 comentários:

Postar um comentário