Ao estudar as Sagradas Escrituras devemos ter muito cuidado para não cometer alguns erros que são muito comuns entre o povo de Deus. Há um grupo de pessoas que acredita apenas na graça. Sempre que lêem alguma coisa sobre o reino na Bíblia, eles a aplicam aos judeus.
Se você os houve pregar ou lê os seus livros, perceberá que, invariavelmente, eles empurram para os judeus tudo o que se refere ao reino. Tudo o que se refere à graça é para a igreja, e todas as coisas terríveis são para os judeus. Isso é tolice.
A Palavra de Deus é para Seus filhos, quer sejam judeus quer sejam gentios, ela nos mostra questões de forma clara e definitiva. Devemos comer aquilo que Deus nos tem dado, quer seja doce quer seja amargo. Quando as pessoas ouvem sobre a graça, elas ficam alegres; quando ouvem sobre o Reino ficam tristes. A Palavra, porém, é equilibrada. Por um lado, vemos graça; por outro lado, vemos justiça.
Se apenas pregarmos a graça sem pregar o Reino, a igreja sofrerá e os filhos de Deus sofrerão; e quando o Reino vier, haverá sofrimento ainda maior. Por isso é que devemos falar sobre o Reino de Deus. Como desejaria poder pregar algo que todos gostassem de ouvir. Porém, eu não sou Mateus, não sou Marcos, não sou Paulo. Não escrevi o livro de Hebreus, e não escrevi Apocalipse. Se eu fosse o escritor, poderia mudar as coisas. Mas essas coisas são a Palavra de Deus.
Deus as tem falado e determinado que elas sejam assim. Amigos, ao ler a Bíblia, vocês têm de ler aquilo que Deus disse. Não se preocupem com a opinião dos homens. A maior dificuldade hoje reside no preconceito que há na mente dos filhos de Deus. Eles têm aquilo que consideram como verdade e aquilo que consideram como heresia.
Eles acham que tudo o que combina com eles é verdade, e tudo o que não combina com eles e difere deles é heresia. Se alguém tem tal atitude, tal pessoa está em apuros. O que está em questão não é o que pensamos, mas sim aquilo que Deus disse.
Fico alegre em meu coração porque posso pregar a “heresia” da Palavra de Deus e posso opor-me à “verdade” do ensinamento do homem. Não podemos estar sob nenhuma outra autoridade que não seja a Palavra de Deus. Não conheço nenhuma outra autoridade.
Não sei o que é teologia; não sei o que é a palavra do homem; não sei o que é a tradição da igreja. Eu sei apenas o que a Bíblia diz, e somente o que ela diz é que nos interessa. Devemos sujeitar-nos somente a ela. Não podemos mudar a Palavra de Deus. Ela nos relata o destino de Seus filhos. Ela nos conta o que experimentaremos no Reino. Devemos prestar atenção a estas questões, pois cedo ou tarde nos depararemos com elas. Se dermos atenção a elas, seremos cuidadosos na maneira de viver na terra hoje.
A segunda coisa que devemos perceber é que somente os que compreendem a verdade podem opor-se à heresia. Uma heresia não pode opor-se a outra heresia. As heresias são a verdade acrescentada de um pequeno erro. Adicione um pouco do pensamento do homem ao pensamento de Deus e você terá uma heresia.
Portanto, se alguém disser que a doutrina do Reino dos céus é herética não dê ouvidos. Fique com a opinião de Jesus. Creia em tudo aquilo que ele ensinou durante os anos de seu ministério terreno. Dedique-se a estudar e a meditar sobre a Palavra do Reino e você terá a convicção de que, se esse assunto não fosse relevante Jesus não iria gastar tanto tempo ensinando-o.
Quando você estiver totalmente esclarecido então poderá praticar e exercitar-se até adquirir o caráter de um cidadão do Reino dos céus.
0 comentários:
Postar um comentário