segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Co-Participantes na Tribulação, no Reino e na Perseverança em Jesus

Eu, João, vosso irmão e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança em Jesus...” (Apocalipse 1: 9).
O livro de Apocalipse é redigido de uma maneira maravilhosa. É muito importante notar que esse versículo vem logo após a menção da vinda do Senhor em 1:7. Isso indica que se quisermos ser aqueles que são vigilantes, aguardando a volta do Senhor, precisamos ser também os que são co-participantes, não na benção apenas, mas na tribulação, no reino e na perseverança em Jesus.
A frase “em Jesus” implica que as palavras tribulação, reino e perseverança, estão submetidas a ela, e precisamos dar-lhe muita atenção. Essa frase ocorre muito raramente no Novo Testamento. A frase “em Cristo” ou “em Jesus Cristo”, pelo contrário, é usada muitas vezes. No Novo Testamento, a verdade está principalmente em Cristo, mas no texto em foco a frase “em Jesus” é empregada.
Quando falamos sobre salvação, graça, bênçãos e todas as outras boas coisas, dizemos que estamos “em Cristo” por isso desfrutamos delas, pois essa frase refere-se a todas as coisas do lado positivo da salvação de Deus. Mas, dizer que somos co-participantes na tribulação, no reino e na perseverança em Jesus significa que estamos sofrendo.
Quando Jesus viveu na terra como um homem, Ele sofria constantemente. De acordo com os fatos de Sua vida, esse nome, Jesus, indica uma pessoa que sofre, um homem de dores (Is 53.3). Assim, quando dizemos que estamos em Cristo, isso significa que somos salvos, estamos desfrutando a graça de Deus, temos paz com Ele e estamos debaixo da Sua benção. Mas, quando dizemos que somos co-participantes na tribulação, no reino e na perseverança “em Jesus”, isso significa que estamos sofrendo e estamos sendo perseguidos enquanto seguimos Jesus, o Nazareno.
Enquanto Jesus estava na terra, Ele foi perseguido pela religião judaica (Jo 5:16; 15:20). Ele não foi perseguido pela religião pagã gentia, mas pela religião típica, formada de acordo com os oráculos de Deus. Podemos ver que a religião pode ser bastante utilizada pelo inimigo de Deus. A religião contrapõe-se a Cristo e Cristo contrapõe-se à religião.
João 5:16 revela que os judeus perseguiram Jesus porque Ele quebrou o sábado deles. As pessoas religiosas não podem tolerar a quebra dos seus regulamentos. A quebra de suas regras provocará perseguição contra os infratores. A religião judaica foi estabelecida sobre três colunas, uma das quais era o sábado. As outras duas são a circuncisão e os regulamentos alimentares. Quando Jesus quebrou o sábado, Ele demoliu uma das três colunas da religião judaica. Assim eles o perseguiram e até mesmo procuraram matá-lo.
Por fim a religião venceu e realmente matou o Senhor Jesus, sentenciando-o à morte de acordo com as suas Escrituras. Entretanto, sob a soberania de Deus, os judeus naquela época não tinham o direito de matar ninguém. Desse modo, eles entregaram Jesus ao governo romano, que, usando os seus métodos de execução de criminosos, crucificou o Senhor Jesus.
Assim como a religião perseguiu Jesus, ela também perseguirá os Seus seguidores: “Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu Senhor. Se eles me perseguiram, também vos perseguirão. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa” (João 15: 20). No livro de Atos vemos que a oposição não veio principalmente dos gentios, mas da religião judaica. Os judeus seguiam Paulo por onde quer que fosse, até mesmo cercando-o. Da mesma maneira, um grande número de mártires sofreram perseguição pela assim chamada Igreja Católica Romana, a qual, segundo Foxe em sua História dos Mártires, matou mais santos do que o Império Romano. A religião sempre persegue os genuínos seguidores de Jesus.
O diabo é sutil. O mundo secular não se opõe a nós tanto como as pessoas assim chamadas religiosas. Muitos cristãos pensam que as religiões são uma coisa boa, mas, na verdade podem ser algo usado pelo diabo. Se você ler o livro de Gálatas, verá quão intensamente Paulo perseguiu a igreja quando estava na religião judaica.
A perseguição que a igreja está sofrendo hoje, ao redor do mundo, é a perseguição “em Jesus”. Agora Ele está sofrendo perseguição com os Seus seguidores (Atos 9. 4-5). Enquanto estamos sofrendo hoje, Ele está sofrendo em nós e conosco. Saulo nunca pensou que estava perseguindo Jesus. Ele pensava que Jesus estava num túmulo e que estava perseguindo apenas os seguidores de Jesus. Mas, segundo ele ficou sabendo, na estrada de Damasco, ele estava perseguindo o próprio Jesus Cristo. Isso porque naquele tempo, como também hoje, Jesus estava em Estevão, em Pedro, João e todos os seus outros membros, e era um com eles.
Quando as pessoas religiosas perseguem alguém que prega a mensagem do Reino, na verdade elas estão perseguindo Jesus porque Jesus está em nós e é um conosco. Podemos ser consolados por podermos participar de Seus sofrimentos e experimentar a perseguição e a incompreensão dos homens.
“A nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação” (II Co 1:7).  

1 comentários:

luciano mendes disse...

Interessante o homem de um modo geral, procura a lei do menor esforço, queremos o que é mais fácil.Na igreja também é assim na maioria das vezes, amamos ouvir que Cristo nos abençoa, nos prospera, nos proteje, etc. E isso realmente é verdade, mas esquecemos que seremos participantes dos sofrimentos como diz a mensagem em questão.
Mt 11:12 diz" desde o dias de João Batista até hoje, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele. Não há vitórias sem lutas, não há guerras ganhas sem batalhas

Postar um comentário