segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O Direito de Primogenitura

“Ninguém seja devasso, ou profano, como foi Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura” (Hb 12:16).
O primeiro filho de Jacó foi Rúbem. Rúbem devia ter ficado com a porção do primogênito que era o direito de primogenitura. A primogenitura incluía três elementos: a porção dobrada da terra, o sacerdócio e a realeza. Embora Rúbem fosse o primogênito ele perdeu a primogenitura por causa da sua profanação. Diz a Bíblia que Ele cometeu o ato de subir ao leito de Jacó e ter relação com a esposa dele: “Os filhos de Rúbem, o primogênito de Israel (era ele o primogênito, mas quando profanou a cama de seu pai, a sua primogenitura foi dada aos filhos de José, filho de Israel; de sorte que na genealogia não pôde ser contado como primogênito)” (I Cr 5:1).
Vemos aqui que a porção dobrada de terra foi para José que era o filho mais apegado ao pai e o que era mais de acordo com o coração do Pai (Gn 37:3). A porção relativa ao sacerdócio foi para Levi (Dt 38:8-10). Levi era verdadeiramente segundo o coração de Deus. Para cumprir o desejo de Deus, ele esqueceu seus pais, seus irmãos e seus filhos, e unicamente se importou com o desejo de Deus. Assim ele recebeu a porção da primogenitura do sacerdócio.
A realeza, outra porção da primogenitura, foi entregue a Judá (Gn 49:10). Ao lermos Gênesis, descobrimos a razão para isso. Quando José estava sofrendo sob a conspiração de seus irmãos, Judá cuidou dele. Ele cuidou também de Benjamim em tempos de sofrimento (Gn 37:26 e 43:8-9). Por essa razão, cremos, a realeza foi para Judá.
O que isso tem a ver com a igreja hoje? Hoje somos a “igreja dos primogênitos” (Hb 12:23). Nossa primogenitura também é composta de três elementos: A porção dobrada de Cristo, o sacerdócio e a realeza. Estamos em Cristo e podemos desfrutá-lo em porção dobrada. Somos também sacerdotes e reis de Deus. Entretanto, muitos cristãos perdem sua primogenitura. Se quisermos desfrutar a porção extra de Cristo, devemos conservar a nossa primogenitura.
Todos os cristãos renasceram como sacerdotes: “Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reino e sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele seja glória e poder para todo o sempre. Amém” (Ap 1:5-6).
Mas hoje muitos perderam o sacerdócio porque perderam a posição de interceder, para eles é difícil orar. Para conservarmos nosso sacerdócio, devemos cuidar dos interesses de Deus. O desejo de Deus deve estar em primeiro lugar. Se o desejo de Deus é prioridade em nosso coração, então estaremos próximos a Ele e o nosso sacerdócio estará seguro.
Todos os cristãos também são regenerados como reis: “Para o nosso Deus os fizeste reino e sacerdotes, e eles reinarão sobre a terra” (Ap 5:10). Mas muitos perderam sua realeza. Quando o Senhor Jesus retornar a terra para implantar o governo total de Deus, os santos vencedores estarão com Ele para serem sacerdotes e co-reis com Cristo “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição. Sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos” (Ap 20:6).
A Bíblia nos adverte a não perdermos nosso direito de primogenitura como Esaú. Todos nós precisamos estar alertas. Temos a posição e já possuímos a primogenitura, mas preservá-la depende de guardar-nos a nós mesmos e não sermos profanos ou corruptos. Precisamos nos conservar puros, separar-nos absolutamente para o Senhor e cuidarmos, de forma amorosa, em fazer a vontade do Pai acima de todas as coisas.   
Precisamos cuidar amorosamente dos nossos irmãos que estão em sofrimento. Se formos assim, certamente conservaremos nosso direito de primogenitura. A porção extra do desfrute de Cristo, o sacerdócio e a realeza serão nossos!

0 comentários:

Postar um comentário