quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Particularidades da Raça “CHAMADA”

A raça caída sempre gosta de estar fazendo e realizando as coisas por seus próprios esforços.
Os filhos de Deus, a raça chamada, costumam esquecer o passado. Desistem do que são e daquilo que têm, e põem a confiança em Cristo. Então, como herdeiros da promessa, costumam andar na presença de Deus pela fé. Por isso são considerados a descendência de Abraão. (Gl 3:29).
Andar na presença de Deus pela fé significa que não nos apegamos à coisa alguma, nem mesmo as coisas dadas por Deus. Os melhores dons, dados pelo próprio Senhor, devem ser devolvidos a Ele. Não retenha algo em que possa ser tentado a confiar, confie apenas e sempre no Senhor. Abraão fez isso. Viveu e andou na presença de Deus simplesmente pela fé.
É claro que isso não é fácil. O próprio Abraão precisou exercitar os comandos de Deus para que, por fim, pudesse ter atitudes corretas. O Evangelho de Mateus diz: “Abraão gerou a Isaque” (Mat 1: 2). Qual é o ponto importante aqui com respeito à Isaque? É que Isaque nasceu pela promessa (Gl 4:22-26). Ele era o único herdeiro: “e disse a Abraão: Deita fora esta escrava e seu filho, pois o filho desta escrava não herdará com meu filho Isaque” (Gn 21:10). Deus confirmou as palavras de Sara, e no tempo certo Isaque recebeu a promessa. (Gn 26: 3-4).
Deus prometeu a Abraão um filho. Sara, pretendendo ajudar Deus a cumprir Sua promessa, fez uma sugestão a Abraão. Ela deve ter argumentado assim: “Veja, Abraão, Deus prometeu dar-lhe um descendente para herdar essa boa terra. Mas olhe para você – que tem quase noventa anos! E olhe para mim – eu sou tão velha! É impossível que eu possa gerar uma criança, até porque eu sou estéril. Devemos fazer alguma coisa para ajudar Deus a cumprir o Seu propósito. Tenho uma boa serva chamada Hagar. Certamente você poderia ter um filho com ela” (Gn 16:1-2).
Muitas vezes o nosso conceito natural tem algumas sugestões para tirar-nos do espírito. Frequentemente nosso conceito natural diz: “Eis aqui uma boa maneira de fazer isso. Faça dessa maneira”. Se dermos ouvidos a tal proposta certamente nos afastaremos da promessa e do propósito de Deus.
Abraão aceitou a proposta de Sara e o resultado foi Ismael (Gn 16:15). Agir de acordo com a sugestão de Sara não ajudou Deus; antes, prejudicou Abraão em realizar o propósito de Deus. Essa é uma questão muito importante. A lição que extraímos daqui, é que, como raça chamada, tudo quanto fazemos com nossos próprios esforços resulta em um Ismael. O que quer que façamos por nós mesmos na vida da igreja, mesmo na pregação do evangelho, apenas produzirá um Ismael. Não produza “Ismaéis”! Dê um fim em você mesmo! Você já cruzou o grande rio. Não viva por si mesmo ou faça algo por si mesmo. Antes deve dizer: “Senhor, eu não sou nada. Sem ti, nada posso fazer. Senhor, se Tu não fizeres algo, então eu não farei também. Se Tu descansares, eu descansarei. Senhor, deposito minha confiança em Ti!”
Lembra-se o que é um Abraão: um Abraão é “um chamado” que nada faz por si mesmo. Veja o exemplo de Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma; ele só pode fazer o que vê o Pai fazendo, porque tudo o que o Pai faz, o filho o faz igualmente. Porque o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que faz” (João 5: 19-20).
Abraão queria manter Ismael e confiar nele, mas Deus rejeitou Ismael (Gn 17:18-19). Também gostamos de preservar nossa própria obra e depender dela, mas Deus não a reconhece. Deus, finalmente, exigiu de Abraão que expulsasse Ismael e sua mãe (Gn 21:10-12). Foi difícil para Abraão obedecer à ordem de Deus. Mas ele tinha de aprender a lição de não viver por si mesmo, a lição de desistir de seu próprio esforço e não fazer nada por si mesmo. Ele tinha um filho, mas deveria desistir dele. Essa é a lição de Abraão.
Participar em Cristo, da raça chamada, requer que nunca confiemos em nossos próprios esforços nem em nada que somos capazes de fazer. Assim como Ismael era um impedimento para Isaque herdar a promessa de Deus, também nossos próprios esforços e obras sempre serão impedimentos para nossa participação em Cristo. Queremos ou não herdar o Reino?
Se queremos herdar, devemos abandonar tudo o que somos e tudo o que temos a fim de esperar na promessa de Deus, devemos renunciar tudo da nossa vida natural; caso contrário, não podemos desfrutar Cristo plenamente. Após nossa força natural ter-se esgotado, a promessa de Deus vem. Após Ismael ter sido expulso, Isaque tinha a posição correta para participar da benção da promessa de Deus.
O que é Isaque? Isaque é o resultado de viver e andar por fé. Isto é Cristo. Isaque era um tipo completo de Cristo herdando todas as riquezas do Pai. Todos nós devemos experienciar Cristo de tal maneira; não pelos nossos feitos, esforços ou diligência, mas simplesmente por confiar n’Ele. Nossa confiança n’Ele resultará em Isaque. Somente Isaque é o elemento verdadeiro da genealogia de Cristo. Nem todos os filhos da carne de Abraão são filhos de Deus; apenas em Isaque Deus terá seus filhos. 

1 comentários:

Andrea Regina Gomes disse...

Como é bom ouvir e ler sobre raça chamada,mas melhor ainda se tomarmos posição de ser raça chamada obedecendo aos mandamentos de Deus adequando nossa vida ao reino. Se desobedermos aos mandamentos de Deus, a igreja toda sofre e isso é muito triste pior ainda sermos chamado de raça de víboras. Obediência e fidelidade são os pilares para o Reino.

Postar um comentário