sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O milênio - o Reino em ação

“E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio”. (Atos dos apóstolos 3: 20-21).
O versículo acima se refere aos tempos da restauração de todas as coisas. Essa restauração afetará não apenas o homem, mas também toda a criação – os céus, a terra, os mares, os animais e até mesmo as árvores. Tudo o que foi amaldiçoado por causa da queda do homem será restaurado. A terra tornou-se anormal, contudo, quando vier o milênio, todas as coisas serão restauradas.
O profeta Isaías diz que quando vier o tempo da restauração acontecerá o seguinte: “O deserto e os lugares secos se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa. Abundantemente florescerá, e também regorgitará de alegria e exultará; a glória do Líbano se lhe deu, a excelência do Carmelo e Sarom; eles verão a glória do Senhor, a excelência do nosso Deus” (Isaías 35: 1-2). O livro de Isaías é uma descrição completa do milênio.
Jesus fala sobre esse aspecto do Reino na explicação da parábola do joio: “Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade”. (Mateus 13: 41). É Jesus falando a respeito da restauração da humanidade durante o seu reinado de mil anos.
Todo reino precisa ter um rei, um território e cidadãos. Por isso é que haverá três tipos de pessoas fazendo parte do reino do Filho do homem: O Rei Jesus Cristo e os seus co-reis, os vencedores, os judeus remanescentes das doze tribos de Israel que serão o sacerdócio real, e os gentios chamados de justos que receberão o privilégio de serem cidadãos do Reino.
A base bíblica para sustentar essa afirmação é a seguinte:
·               Os vencedores – “E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e abrir os seus selos; porque foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra”. (Apocalipse 5: 9-10).
·               Os judeus remanescentes – “Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus: comereis a abundância das nações, e na sua glória vos gloriareis” (Isaías 61: 6).
·               As nações gentias – Esse grupo está mencionado na palavra profética de Jesus quando se refere a eles como as “ovelhas” em Mateus 25: 33-34; “E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”. Vimos que essas “ovelhas” serão transferidas para dentro da posse do reino milenar para se tornarem cidadãos de lá.
A era do Reino milenar será um tempo para os crentes vencedores e amadurecidos, desfrutarem da recompensa por suas obras e por sua fidelidade e obediência ao Rei. Para estes o milênio será um galardão e um desfrute.  

0 comentários:

Postar um comentário