quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Ecos de um passado de luta pelo Reino de Deus

“Irmãos, em todos os nossos corações há esta inimizade natural contra Deus e contra a soberania da Sua graça”.
“Sei de homens que mordem seus lábios e rangem os dentes de raiva quando prego a soberania de Deus... Os visionários e doutrinadores atuais admitem a existência de um Deus, porém Ele não deve ser Rei: quer dizer, eles preferem um deus que não é deus, e dão preferência ao servo e não Aquele que exerce governo sobre os homens”.                    (Palavras de Charles Haddon Spurgeon – 1834-1892)
Hoje estamos trazendo aos seguidores de “Diários do Reino” algumas palavras que estão lá no passado remoto da igreja. São palavras de um valente guerreiro que está esquecido, mas cuja vida e ministério estão até hoje influenciando e iluminando aqueles que dão valor à verdade.
Spurgeon dizia: “Penso eu que vocês perceberão que o plano divino de salvação é formado com muita clareza. Ele começa, vejam vocês, na vontade e no beneplácito de Deus: “Quando aprouve a Deus”. O alicerce da salvação não é posto na vontade do homem. Não começa pela obediência do homem, prosseguindo dali em diante para o propósito de Deus, mas aqui está o começo, aqui estão as cabeceiras das quais fluem as águas vivas: “Aprouve a Deus”.
Depois da vontade soberana e do beneplácito de Deus vem o ato de separação, comumente conhecido pelo nome de “eleição”. O texto declara que este ato ocorreu já no ventre materno, o que nos ensina que se deu antes do nosso nascimento, quando ainda não poderíamos ter feito nada para obtê-lo ou merecê-lo.
Deus nos separou desde a mais primitiva parte e desde o primeiríssimo tempo da nossa existência; e, na verdade, desde muito antes disso, quando os montes e os outeiros ainda não tinham sido erigidos, e os oceanos ainda não tinham sido formados por Seu poder criador, Ele, segundo seu propósito eterno, separou-nos para Si. E, então, depois desse ato de separação, veio a vocação eficaz: “e me chamou pela sua graça”.
“A vocação não causa a eleição, mas a eleição, brotando do propósito divino, causa a vocação. A vocação vem como uma conseqüência do propósito divino e da separação divina, e vocês, certamente notarão que a obediência segue a vocação. Portanto, todo o processo corre assim: primeiro, o sacro e soberano propósito de Deus, depois a distinta e definida eleição ou separação, depois a vocação eficaz e irresistível, e a seguir, a obediência para a vida e os doces frutos do Espírito que dela brotam”.
“Erram aqueles que, ignorando as Escrituras, põem qualquer parte deste processo antes das demais, não concordando com a ordem das Escrituras. Aqueles que colocam a vontade humana em primeiro lugar, não sabem o que dizem, nem o que afirmam”.
O nosso propósito em por em relevo esta particular doutrina no presente contexto é unicamente mostrar que Spurgeon considerava que a “doutrina da redenção” é uma das mais importantes doutrinas do sistema de fé. Ele considerava que um erro neste ponto levaria inevitavelmente a um erro em todo o sistema da nossa crença.
Esta foi sua convicção até o fim de sua vida de pregador da palavra. Ele dizia: “A graça de Deus não pode ser frustrada, e Jesus Cristo não morreu em vão. Penso que estes dois princípios estão na raiz de toda sã doutrina”. “Afinal de contas, a graça da Deus não pode ser frustrada. Seu propósito eterno será cumprido, Seu sacrifício e selo serão eficazes; os escolhidos pela graça serão conduzidos à glória”.
O redator dos Diários do Reino se alegra em ver que essa pregação feita no século XIX pode ser atual e chegar até os crentes do século XXI.
“Assim como bem sabeis de que modo vos exortávamos e consolávamos, como um pai aos seus filhos, para que andásseis de um modo digno de Deus, que vos chama para o Seu Reino e glória” (I Ts. 2:11-12)
“Mas como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento” (I Pe. 1:15).
“O seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude” (II Pe.1:3).

0 comentários:

Postar um comentário