quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Os antecedentes e a posição do Rei

Há uma diferença muito grande entre as duas genealogias apresentadas nos Evangelhos de Lucas e Mateus. A genealogia em Mateus começa com Abraão, mas a de Lucas retorna a Adão. Mateus não inclui Adão e seus descendentes, mas Lucas sim. Por que essa diferença?
Lucas é um livro da salvação de Deus, enquanto Mateus é um livro do reino. A salvação de Deus é para a raça criada e caída representada por Adão, mas o Reino dos céus é apenas para o povo escolhido de Deus, a raça chamada, representada por Abraão. Por isso Mateus começa com Abraão.
Nos primeiros dez capítulos e meio de Gênesis, Deus tentou trabalhar com a raça criada, mas não conseguiu. A raça criada falhou com Ele. O homem caiu a tal ponto que toda humanidade rebelou-se contra Deus ao extremo e edificou a torre e a cidade de Babel para expressar sua rebelião (Gn 11. 1-9). Então, Deus desistiu da raça criada e caída, e chamou uma pessoa, Abraão, para fora daquela raça a fim de ser o pai de outra raça.
De um lugar cheio de idolatria e rebelião, onde todos eram unidos com Satanás, Deus chamou Abraão. Deus desistiu da raça adâmica e investiu todo Seu interesse nessa nova raça, tendo Abraão como cabeça. Essa é a raça ‘chamada’, a raça transformada. Não é uma raça segundo a natureza, mas segundo a fé. O Reino de Deus é para essa raça.
Assim, Mateus, ao tratar do reino dos céus, começa com Abraão. Vale ressaltar que todos os que foram salvos pela fé em Cristo, deixaram de ser descendentes de Adão para serem chamados e transformados em descendentes de Abraão. “Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão”; “E, se sois de Cristo, então sois descendentes de Abraão, e herdeiros conforme a promessa” (Gálatas 3: 7 e 29).
Nosso antepassado é Abraão. Pertencemos à mesma categoria que ele. Se não fôssemos descendentes de Abraão, não teríamos participação na herança e no Reino. Hoje toda a raça humana está em Babel. Nós também estávamos lá, mas um dia Deus chamou-nos e colocou-nos em Cristo. Fomos chamados por Deus para “a comunhão” de Seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor (I Co 1:9).
A raça caída confia em sua própria capacidade, mas os ‘chamados’ confiam somente em seu Pai celestial. Não confiam em seus próprios esforços; confiam na obra da graça de Deus. Abraão e todos os verdadeiros crentes são iguais. “De modo que os da fé são abençoados como o crente Abraão” (Gl 3:9).
Abraão, não apenas foi justificado por fé, como também viveu por fé. O fato de Abraão viver e andar por fé significa que ele tinha de rejeitar a si mesmo, esquecer de si mesmo, pôr a si mesmo de lado, e viver por outra Pessoa. Tudo o que ele tinha por natureza devia ser posto de lado.
Que é um Abraão? Um Abraão é uma pessoa que foi chamada, que já não vive e anda por si mesmo, e que abandona e esquece tudo o que tem de natural. Que confia apenas em Deus e depende totalmente d’Ele. Abraão fez isso. Ele viveu e andou na presença de Deus simplesmente pela fé.
Se somos verdadeiros Abraãos, devemos crer no Senhor. Crer no Senhor é tornar-se unido a Ele. Abraão foi chamado para fora da raça caída e tornou-se unido ao Senhor. Todos os filhos de Abraão devem ser igualmente unidos a Cristo. “Se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão”. Em outras palavras, se somos descendência de Abraão, pertencemos a Cristo e estamos unidos a Ele. Se quisermos unir-nos a Cristo, devemos rejeitar a nós mesmos e tomar Cristo como nosso ‘tudo’. Isso é crer em Cristo, e esse crer é justiça aos olhos de Deus.
“Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça” (Romanos 4: 3).
A esses Deus diz: “Vocês são a raça chamada. Não tentem, não façam e não realizem nada mais! Esqueçam o seu passado. Esqueçam o que vocês foram anteriormente. Esqueçam tudo e ponham toda a sua confiança em Mim. Vivam em Mim e vivam por Mim”.
Esses são os que compõem a linhagem de Cristo. São estes que herdarão a promessa de Deus. São os participantes de Cristo, e com certeza irão participar de Seu Reino. 

0 comentários:

Postar um comentário