quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Reino de Deus - Uma doutrina bíblica

São muitas as correntes escatológicas, mas qualquer pessoa que quiser ser honesta na exposição das Escrituras precisa admitir que a Bíblia apresenta uma doutrina do Reino de Deus.
A própria palavra “reino” aparece mais de quatrocentas e cinquenta vezes na Bíblia. Aproximadamente duzentas destas descrevem um reino divino, escatológico. O conceito do reino de Deus envolve, num sentido real, a mensagem total da Bíblia. Não aparece apenas nos ensinamentos de Jesus; encontra-se também de uma forma ou de outra, através da Bíblia em todos os sentidos.
A Bíblia é um livro só. Se tivéssemos de dar um título a esse livro, poderíamos acertadamente chamá-lo “O livro do Reino Vindouro de Deus”. O assunto de ‘domínio’ é introduzido no primeiro capítulo da Bíblia. Imediatamente após a criação do homem à imagem de Deus, o primeiro mandamento dado a ele é acerca do exercício de controle soberano sobre a criação: “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra” (Gênesis 1. 28).
Este tema desdobra-se de maneira progressivamente maravilhosa através da Bíblia até que por fim o trono de Deus seja estabelecido na terra (Ap 22. 1, 3) e os santos redimidos reinem com Ele para sempre (Ap 22. 5). As Escrituras assinalam o desenvolvimento deste pensamento de Deus que nos revela que o Seu propósito é estabelecer um reino na terra.
No Sinai, o Senhor organizou Israel em um reino de sacerdotes: “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas palavras que falarás aos filhos de Israel” (Êxodo 19. 5-6). Moisés seria o mediador de sua palavra ao povo.
Davi foi ungido rei sobre Israel e seu reino deveria durar para sempre: “Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre” (II Samuel 7. 16). O profeta Isaías anunciou a vinda de um rei e de um reino que não teria fim: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto” (Isaías 9. 6, 7).
Daniel declarou, depois, que o Deus do Céu estabelecerá seu reino e todos os povos, nações e línguas, o servirão: “Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; seu domínio é domínio eterno, que não passará e o seu reino jamais será destruído” (Daniel 7. 14).
Um anjo foi enviado a Maria para informá-la que Deus daria ao filho nela gerado o trono de Davi seu pai, e que seu reinado sobre a casa de Jacó seria para sempre: “Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim” (Lc 1. 32,33).
Durante seu ministério terreno, e também após a sua ressurreição, Cristo ensinou aos discípulos as coisas concernentes a esse reino e provocou neles a pergunta sobre a restauração do reino a Israel: “E a estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao Reino de Deus. (At 1. 3)
“Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? (At 1. 6).
Paulo encorajou os santos a viverem na espectativa do aparecimento do Rei e seu reino: “Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino” (II Timóteo 4. 1).
E no último livro da Bíblia, ao soar da sétima trombeta, declara-se que esse reino tão esperado chegara finalmente: “O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes dizendo: O reino do mundo se tornou de Nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos” (Apocalipse 11. 15).
Eis uma prova de que a doutrina do Reino de Deus está expressa em toda a Bíblia! Creia e aceite o governo de Deus em tua vida hoje.

0 comentários:

Postar um comentário