sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O Reino dos Céus é uma Questão do Nosso Espírito

Muitos cristãos não compreendem a que o Senhor Jesus estava se referindo quando falou de ser pobre em espírito. Além disso, eles não sabem que o Reino dos céus é uma questão do nosso espírito. Se não conhecemos a maneira como funciona o nosso espírito e também ignorarmos as suas funções, estamos em apuros, pois, não será possível para nós, entrar no Reino dos céus.

O Senhor Jesus conhecia muito bem a situação real da sua audiência, uma audiência composta de galileus. Eles eram pessoas cheias do conceito tradicional da religião. Até mesmo a mulher samaritana, que era alguém de vida promíscua, tinha vários conceitos religiosos. A conversa dela com o Senhor expôs esse fato. Se até mesmo uma mulher de baixo nível estava cheia de conceitos religiosos, certamente os pescadores galileus também estavam.

Os judeus, de maneira geral, estavam cheios dos conceitos tradicionais religiosos, do conhecimento espiritual e dos ensinamentos da lei. Eles sabiam tudo sobre a cidade santa, o templo santo, e sobre o sagrado sistema de serviço sacerdotal. Eles conheciam as ordenanças e os regulamentos, aos quais consideravam bênçãos exteriores.

O Senhor Jesus veio como o novo Rei para iniciar uma nova dispensação. Com a vinda do novo Rei, Deus iniciou uma nova economia. A nova dispensação de Deus estava totalmente comprometida com uma pessoa maravilhosa. Não considere o Reino dos céus como algo à parte de Cristo. Não, o Reino é o próprio Cristo. Sem o Rei não poderíamos ter o Reino. Não podemos ter o Reino dos céus sem Cristo.

Quando os fariseus interrogaram o Senhor Jesus sobre quando viria o Reino de Deus, Ele respondeu: "Porque eis que o Reino de Deus está entre vós". (Lc.17:21) A palavra do Senhor aos fariseus indica que Ele mesmo era o Reino. Onde Jesus está, aí está também o Reino. O Reino é simplesmente a Pessoa do Rei. Portanto, quando temos o Rei, temos também o Reino.

Quando Pedro, André, Tiago e João foram a Jerusalém para as festas, João Batista estava ministrando no deserto nas cercanias da cidade santa. Sem dúvida esses quatro foram atraídos ao Batista e foi nessa ocasião que eles acabaram se encontrando com o Senhor Jesus e foram salvos à margem do Jordão. Eles, sem dúvida, assistiram o batismo e a unção do Senhor Jesus.

Sabemos que logo após o batismo e a unção do Espírito, houve um período de quarenta dias quando Ele foi testado. Aqueles quarenta dias foram também um teste para esses quatro discípulos recém-salvos. O Senhor Jesus passou no teste, mas os discípulos fracassaram, pois, esqueceram da sua experiência de salvação à margem do Jordão e retornaram ao mar da Galiléia para obter o sustento.

Dois foram pescar e dois, remendar as redes. Esse fato mostra que, embora tenham sido salvos, retornaram à sua velha situação. Portanto, eles fracassaram. Foi preciso que o Senhor Jesus, após os quarenta dias em que obteve a vitória sobre satanás, retornasse ao mar da Galiléia. Qual não foi o espanto dos quatro pescadores quando viram chegar aquele que haviam conhecido como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Subitamente, Aquele com quem eles haviam se encontrado apareceu como uma grande luz resplandecendo sobre eles. Isso nos mostra que o fato de conhecer o Senhor Jesus como o Cordeiro de Deus não garante que possamos vê-lo também como o grande Rei do Reino dos céus.

Esse foi o principal problema que sempre afligiu a igreja. Crer em Jesus como o salvador, mas, não crer Nele como Rei. Aceitar a Sua salvação, porém não aceitar a Sua autoridade real. Quando o apêlo para aceitar Jesus como salvador é feito, na maioria das igrejas, muitos aceitam e manifestam alegria. Isto é muito bom. Porém, quando é feito apêlo para que aceitem a autoridade de Jesus, nota-se certo desconforto na platéia. Poucos são convencidos disso. A maioria dos crentes quer somente a salvação. Desejam o céu, mas não desejam o Reino dos céus e nem o governo de Deus.

Quando o Rei entra no espírito de alguém, significa que o Reino também entra em seu espírito. No ensinamento do cristianismo degradado de hoje, muito poucos enfatizam que o Cristo que entra em nosso espírito é o próprio Rei com o Reino. Quando Ele entrou em seu espírito, o Reino veio com Ele. Agora em nosso espírito não apenas temos o Salvador, temos também o Rei com o Seu Reino.
      
A partir daí, nossa atitude deve ser de submissão e obediência ao governo de Deus. É por isso que Jesus ensinou de forma incisiva dizendo: "Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando". (João 15:14). "...Esta palavra que ouvis não é minha, mas do meu Pai que me enviou" (Jo 15:23b). Submeter - nos ao governo de Deus é o grande desafio para a igreja do presente século como o foi para a igreja em todas as eras de sua história. Pense nisso e examine seu coração. Será que você está pobre em seu espírito de forma que Deus possa preencher tua vida? Você é capaz de ouvir a voz de Deus quando ele fala ao teu espírito? Lembre-se: O Reino dos céus é totalmente uma questão do nosso espírito!

0 comentários:

Postar um comentário