terça-feira, 22 de dezembro de 2009

As antigas profecias sobre o Reino de Deus

Os salmistas não eram as únicas pessoas dos tempos do Velho Testamento que tiveram entendimento e compreensão do reinado de Deus e de como os reinos deste mundo estão relacionados a ele. Muitos profetas também tiveram visões e revelações poderosas sobre a glória e o esplendor de Deus e do Seu Reino. Uma das mais conhecidas visões é encontrada no livro do profeta Isaías.
No ano em que o Rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo. Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam.
"E proclamavam uns aos outros: “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória”. Ao som das suas vozes os batentes das portas tremeram, e o templo ficou cheio de fumaça. Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! (Isaías 6: 1-5).
O profeta Isaías reconheceu imediatamente que estava na presença da santidade e glória absolutas. Tinha “visto o Rei, o Senhor dos Exércitos” e a majestade de sua visão o prostrou tanto que ele temeu por sua vida. Sua própria natureza humana pecaminosa foi tão ressaltada ao encontrar a pureza e santidade impressionantes de Deus, que Isaías acreditou que seria derrubado a qualquer momento. Mas ao invés disso, ele experimentou a justiça misericordiosa de Deus.
Logo um dos serafins voou até mim, trazendo uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz. Com ela tocou a minha boca e disse: “veja, isto tocou os seus lábios; por isso sua culpa será removida, e o seu pecado será perdoado”. Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: “quem enviarei? Quem irá por nós?” E eu respondi: Eis-me aqui. Envia-me! (Isaías 6: 6-8).
A visão que o profeta Isaías teve de Deus, o Rei, precipitou uma crise espiritual em sua vida. Aquela experiência com a autoridade suprema o inspirou. Ele se tornou um embaixador do Senhor Todo-Poderoso, e passou a proclamar a mensagem do Reino de Deus a um povo de coração endurecido  que havia rejeitado e ignorado esse Reino.
Podemos verificar o progresso de sua pregação quando ele registrou a visão que recebera a respeito do herdeiro do Rei e sobre a natureza e o caráter de Seu Reino:
Porque um menino nos nasceu, um Filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso. (Isaías 9: 6-7).
Eis aí uma descrição resumida das principais características do reinado de Deus por meio de Seu Filho Jesus Cristo: É um Reino governado por um Deus poderoso e eterno, e que é Maravilhoso Conselheiro (um sábio e justo Juiz); um Reino caracterizado pela paz, pela justiça, e pela retidão.
Creio que você deve estar pensando: quando isso se cumprirá? É certo que Isaías estava correto, pois a primeira parte da profecia se cumpriu quando Jesus nasceu em Belém da Judéia, e quando o Cristo de Deus nos foi dado para ser o nosso rei salvador. Porém, não pudemos ver ainda a total expansão de seu domínio, bem como o estabelecimento global de Sua justiça, mas tão certo quanto Jesus Cristo existe, nós cremos que o Reino de Deus triunfará e se expandirá sobre toda a terra. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso!
Siga lendo Diários do Reino que estaremos analisando outras profecias a respeito do Reino de Deus. 

0 comentários:

Postar um comentário