terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Auroridade no Corpo de Cristo

A mais alta expressão da autoridade de Deus está no corpo de Cristo, a igreja. Deus não estabeleceu a igreja para fazer dela uma organização, mas para fazê-la o “o Corpo de Cristo”. Pensamos que a igreja é a reunião de crentes da mesma fé, ou que ela é uma reunião de amor. Mas Deus vê de modo diferente.
A igreja é o Corpo de Cristo, e Cristo é a Cabeça da igreja. O pai e o filho, o senhor e o servo, ou até mesmo o marido e a mulher podem ser separados, mas o corpo e a cabeça jamais podem ser separados sob pena de perecerem. Da mesma maneira Cristo e a igreja jamais podem ser separados um do outro.
Com Cristo e a igreja há uma submissão absoluta e uma autoridade absoluta que estão acima de todas as demais autoridades e submissões. Embora os pais amem aos filhos, eles podem cometer enganos; podem usar sua autoridade inadequadamente. Igualmente um governante pode dar ordens erradas. No mundo não há apenas submissão imperfeita; a autoridade também é imperfeita.
Deus deseja que a submissão da igreja seja como o corpo submetendo-se à cabeça. Assim que a cabeça tem uma pequena intenção, o corpo trata de submeter-se em harmonia. O Senhor Jesus era submisso não somente à palavra de Deus, mas também à Sua vontade. A Palavra era uma ordem emanada de Deus e a vontade de Deus era uma idéia procedente do coração do Pai.
Deus trabalha para que exista na igreja um relacionamento semelhante àquele existente entre Cristo e o Pai. Ele trabalhará em nós até que possamos submeter-nos a Cristo da mesma maneira que Cristo se submete a Deus. Na primeira parte da Sua obra Deus se fez o Cabeça de Cristo. Na segunda parte da Sua obra Ele fez Cristo o Cabeça da igreja. Ele tem trabalhado para que exista submissão da igreja sem a necessidade de tratamento do Espírito Santo.
Na terceira parte da Sua obra, Deus fará dos reinos da terra o Reino do Senhor e do Seu Cristo. A primeira parte do plano de Deus já está consumada e a terceira parte está ainda por vir. Hoje estamos na parte do meio. Se o trabalho da segunda parte não estiver completo, a terceira parte não pode começar. Estamos aqui para nos submeter e dar a Deus um caminho livre, ou estamos aqui para desobedecer e impedir a Deus?
A igreja é a parte central; é o ponto decisivo. Por esse motivo, Deus reserva para nós a maior glória. Sem submissão à autoridade por parte da igreja, que somos nós, não há maneira de prosseguir. Se essa questão não é resolvida em nós, não será resolvida nos outros.
Hoje Deus preparou tudo. O Corpo e a Cabeça já têm a mesma vida e natureza, portanto, a submissão é muito espontânea, e não ser submisso é realmente estranho. Por exemplo, se a mão é levantada segundo o desejo da cabeça não há nada de estranho nisso. Mas se a mão não consegue mover-se isso é estranho, talvez a mão esteja doente.
Por essa razão não podemos ser um membro doente, que não obedece às ordens da Cabeça, que faz ruídos e causa atritos.  Estamos vivendo no operar da autoridade de Deus; a submissão deve ser muito espontânea. A igreja não deve ser apenas um lugar de comunhão para os irmãos e irmãs; ela também é o lugar para a manifestação da autoridade.
Ninguém ousa dizer que não se submeteria à autoridade do Senhor. Mas existe também a autoridade dos membros em coordenação a quem temos de submeter-nos. Temos de perceber que todos os membros estão unidos juntos. Se não recebermos ajuda de outros membros, nós estaremos em rebelião. Às vezes o Senhor usa um membro diretamente. Outras vezes, Ele usa alguém para nos suprir.
Essa função delegada, que é também uma autoridade representativa, é também a autoridade da Cabeça. O ministério estabelecido por Deus é Sua autoridade. Ninguém deve rejeitá-la. Não aceite apenas a autoridade direta de Deus, Ele tem autoridades indiretas (isto é, autoridades representativas) para nos submetermos a fim de que possamos receber suprimento espiritual.
Para os que estão em Cristo, a submissão é espontânea, e a desobediência é desagradável. Por que temos de devorar-nos uns aos outros? Por que temos de criticar uns aos outros? Estas coisas deveriam ser desagradáveis para nós.
Autoridade e submissão estão ativas no corpo de Cristo, sejamos aperfeiçoados aqui. De outra maneira não haverá como prosseguir. O lugar para encontrar a autoridade é no Corpo. A Cabeça como fonte de autoridade está na igreja. Se não encontrarmos autoridade aqui, não há esperança para nós em qualquer outro lugar.
“E quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos” I Coríntios 15: 28).  

1 comentários:

Luciano Mendes disse...

Não declaramos explícitamente que somos insubmissos a Cristo,mas infelimente se boa parte dos cristãos fossem sinceras consigo mesmas, veremos que fazemos isso muitas vezes.
Aí entra a contradição; como queremos reinar com Cristo se não deixamos Ele governar nossas vidas hoje? Precisamos refletir nisso seriamente antes que seja tarde.

Postar um comentário