terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O perigo das prioridades erradas

“O ser humano foi criado para governar, e não para possuir bens”.
Qualquer um de nós deseja simplificar a vida. Somos naturalmente atraídos a pessoas que demonstram ser organizadas, agindo com foco e propósito, e com um estilo de vida simples. Creio que esta é a atração fundamental dos milhões que se aproximam de Jesus Cristo.
Não conheço uma personalidade que demonstre convicção pessoal, propósito, autoconhecimento, confiança, valor próprio e percepção de objetivo tão forte como o Homem de Nazaré. O aspecto mais importante de sua vida era seu claro senso de prioridade.
Jesus Cristo foi a pessoa mais focada que já viveu. Todo o tempo que passou nesse mundo, Ele esteve dedicado a um único tema – o Reino dos céus. Aos 12 anos, o Messias já conhecia o propósito e a prioridade de sua vida. Seus pais terrenos, aliviados por encontrá-lo no templo, após terem-no procurado por três dias, repreenderam-no por deixá-los preocupados. Ele disse simplesmente: “Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” (Lucas 2: 49).
Mesmo com pouca idade Jesus já demonstrava um enfoque singular a respeito da prioridade de Deus, e nunca a perdeu de vista. Em parte, foi essa singularidade de propósito e clareza de prioridade que fizeram com que Cristo se destacasse entre as personalidades dos seus dias.
Diferente do Senhor Jesus, as pessoas em geral têm dificuldade de priorizar o mais importante. Quando os seres humanos perderam seu domínio no jardim do Éden, deixaram de ter senso de prioridades e propósitos corretos. Na verdade, toda a humanidade está às voltas com dois problemas paralelos, relacionados com prioridades: a falta delas ou a escolha incorreta das mesmas. Ambos trazem conseqüências bastante significativas.
A falta de prioridades faz com que simplesmente passemos pela vida sem foco ou sem senso de propósito e direção. Todas as nossas energias e o nosso potencial terminam se dissipando, porque tentamos seguir em muitas direções e realizar muitas coisas. Em muitos casos, as pessoas sem prioridades tornam-se letárgicas e apáticas. Seus dias são caracterizados por uma mesmice desestimulante.
Prioridades incorretas terminam por fazer-nos desperdiçar a vida buscando coisas erradas, dedicando-nos à tarefa incorreta. Pessoas com prioridades equivocadas podem ser indivíduos bastante focados, porém voltados para as coisas erradas. Uma vida sem prioridades não produz nada, enquanto que uma pessoa com prioridades erradas pode ser bem sucedida em muitas atividades, porém não na mais importante. De qualquer maneira, o resultado final é o fracasso.
Você desejaria chegar ao fim de seus dias e ser obrigado a afirmar com tristeza: fracassei! Eu não quero!
Desde o início da criação, Deus estabeleceu prioridades quando ordenou que os seres humanos enfocassem seu domínio sobre esse mundo. Essa ordenança estava relacionada com o governo, a administração e o exercício de mordomia cristã do Reino sobre o planeta Terra. A prioridade da primeira família era governar e não acumular bens.
A humanidade estava preocupada em viver e não em sobreviver. A provisão que recebiam para a vida diária era inerente ao seu relacionamento de obediência com o Criador e ao cumprimento dos planos de Deus para este mundo. Tudo isso mudou quando Adão e Eva perderam sua posição de domínio por causa da desobediência. Tendo sido expulsos do jardim e afastados da comunhão com Deus, agora tinham de prestar atenção em coisas que antes obtinham sem preocupar-se, tal como alimento, água, abrigo e até mesmo a própria sobrevivência.
Foi esse evento trágico que gerou a mudança nas prioridades para toda a humanidade e alterou o foco da vida para a mera sobrevivência diária. Essa preocupação com coisas temporárias que atingem muitas pessoas até hoje, são declaradas pelo Criador como uma punição pela desobediência dos seres humanos e por sua traição contra o Reino dos céus. “Maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida” (Gênesis 3:17).
Não há dúvida de que a principal prioridade dos seres humanos é suprir suas próprias necessidades. Entretanto, temos de perguntar-nos se esse é o foco correto. Agora já temos condição de afirmar que não. O foco das pessoas encontra-se distorcido e muito distanciado do intento original de Deus. Vejamos as seguintes palavras de Cristo: “Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?
No mundo de hoje, a maioria das pessoas lida com a vida de duas maneiras: ou trabalham para viver ou vivem para trabalhar. Jesus disse que essas duas abordagens estão erradas. Essa é a prioridade e a mentalidade do mundo, mas não a do Reino dos céus! Quem é a sua fonte? Se você está procurando sustento em qualquer outra pessoa que não o Deus Pai, isso pode explicar por que se esforça tanto e não consegue mudar de vida. Em contrapartida, se fizer do Senhor a sua fonte, Ele assumirá o controle da situação. Quando isso acontece, é o Criador que se encarregará de suprir as necessidades!
Isso não significa que tenhamos de largar o emprego e ficar esperando o Senhor lançar tudo isso em nosso colo. Quer dizer apenas que, enquanto trabalhamos dia-a-dia em nossa profissão, estamos vivendo para a prioridade de Deus, totalmente confiantes que Ele nos protege e cuida de nós. Não existe remédio mais garantido contra o estresse, a ansiedade e a preocupação.
É hora de deixarmos de lado a mentalidade pagã com suas prioridades de bens materiais e adotar a prioridade divina do Reino de Deus e da sua justiça. Isaías 26:3 nos fornece uma preciosa promessa: “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti”.

0 comentários:

Postar um comentário