segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O papel do Espírito Santo no Propósito de Deus

Assim como Deus pensou que não era bom que o homem estivesse só em sua tarefa de governar a terra, e por isso criou-lhe uma companheira capacitada para ajudá-lo, Deus também deu aos homens o Espírito Santo com o propósito de ajudá-los a administrar seu domínio de acordo com a Sua vontade.
O Evangelho de João se refere ao Espírito Santo como um “conselheiro”. Jesus disse: “E eu pedirei ao Pai, e Ele lhes dará outro conselheiro para estar com vocês sempre, o Espírito da Verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque nem o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois Ele vive com vocês e estará com vocês” (João 14: 16-17).
No grego, a palavra para Conselheiro é parakletos que significa igualmente “advogado” e “consolador”. Literalmente, parakletos significa “aquele que é chamado para estar ao lado”. O propósito do Espírito Santo, tanto naquela época como agora, era estar ao lado da humanidade e ajudá-la a conhecer e fazer a vontade do Pai. Ele não nos controla contra nossa vontade. Ele nos convence quando fazemos alguma coisa errada, nos guia pelo caminho certo, nos incomoda para começar a fazer a vontade de Deus, e dirige o nosso curso, mas Ele nos controla somente o tanto quanto nós nos entregamos a Ele.
O Espírito Santo é aquele que conhece o pensamento de Deus, Ele identifica a vontade e o desejo do Pai, revela-os ao homem e o homem o manifesta na terra. Deus desejou a vinda do governo do Seu Reino a terra, mas Ele somente poderia fazer isto através de Seus filhos que estão conectados a Ele pelo Espírito de Deus.
“Mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas profundas de Deus. Pois, quem conhece os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus. Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais”                           
Com o Espírito de Deus vivendo no espírito do homem e dirigindo seus pensamentos e vida de acordo com a vontade de Deus, o homem poderia manifestar o Reino de Deus na terra. A chave para o homem estar apto a manifestar o Reino é a presença do Espírito Santo, sem Ele o homem  é incapaz de conhecer e de fazer a vontade de Deus.
O primeiro casal humano, Adão e Eva, foram cheios com o Espírito Santo e gozaram de comunhão íntima com Deus. Quando foram seduzidos e iludidos pela tentação de Satanás, e desobedeceram a Deus, esse canal de comunicação foi quebrado, criando um distúrbio na força do universo. O pecado os corrompeu. Transformaram-se em vasos ímpios, e o Espírito Santo partiu, eliminando sua conexão com o Reino celestial.
O homem ainda estava na terra. Ele ainda era um espírito habitando um corpo de carne e sangue. Ele continuava alguém projetado para dominar a terra, mas infelizmente a terra o dominava agora. A ordem original de tudo fora invertida. O homem se viu escravizado por suas paixões desenfreadas, seus desejos incontroláveis, e instintos primitivos. O homem se tornou sujeito exatamente às mesmas coisas sobre as quais ele deveria governar.
Desde que o Espírito Santo partiu, o homem passou a estar sob o controle de  outro espírito, um espírito que não é de Deus, mas sim de Satanás. Muito tempo se passou desde esse evento desastroso e Deus continuou trabalhando para restaurar Sua ordem e plano originais.
Na plenitude dos tempos  Jesus veio – em carne, um descendente da linhagem de Davi (linhagem real) nascido de uma virgem chamada Maria; mas no espírito, ele era o Cristo, o Filho do Deus vivo. Em Jesus Cristo, o Espírito Santo retornou a terra para habitar em plenitude em um corpo humano pela primeira vez desde que deixara Adão e Eva no jardim do Éden.
Cristo, o Ungido, o eterno Filho de Deus, veio a terra, nascido como um ser humano chamado Jesus. O homem Jesus era carne, mas o Cristo dentro dEle estava cheio do Espírito. Ele era Jesus Cristo, o homem-Deus, Deus encarnado. Nele a plenitude de Deus habitava em forma corpórea: “Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Colossenses 2: 9).
Essa plenitude era o Espírito Santo, que estava agora permanecendo e habitando a carne humana novamente. Jesus deu forma ao potencial espiritual que toda humanidade poderia alcançar se fosse potencializada pelo Espírito de Deus.
“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar as boas-novas do Reino aos pobres” (Isaías 61: 1). 

0 comentários:

Postar um comentário