quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Restaurando o Espírito Santo no Homem

Outro aspecto importante da missão de Jesus na terra era restaurar o Espírito Santo no coração do homem. Antes que isto pudesse acontecer, Ele teve que reintroduzir o Reino, e restaurar nossa retidão e santidade através do Seu sangue. Somente assim o homem estaria apto a ser habitação do Espírito Santo.
Por que o Espírito Santo é tão importante? Porque Ele é a ligação, a conexão espiritual entre nós e o Reino de Deus. Ele é aquele que nos preenche com poder espiritual, nos guia, nos conduz ao conhecimento da verdade, e traz à nossa lembrança todas as coisas que Jesus ensinou. Jesus prometeu aos seus discípulos que depois que fosse ao Pai Ele enviaria o Espírito Santo para estar com eles para sempre.
O Espírito Santo não poderia vir até que Jesus tivesse terminado Sua obra na cruz, ressuscitado dos mortos, e através de Seu sangue limpado o pecado do homem. Uma vez que nós fomos limpos e santificados, estávamos agora prontos para receber o Espírito Santo. Jesus cuidou disso, também, antes de subir ao Pai.
‘Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja convosco!” Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor. Novamente Jesus disse: “Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”. E com isso, soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo!” (João 20: 19- 23).
Por esse ato, Jesus devolveu à humanidade aquilo que Adão e Eva haviam perdido no Éden. A ligação fora restaurada. Todos os que confiassem e acreditassem em Cristo para a remissão de seus pecados e entregassem suas vidas a Ele receberiam o Espírito Santo e desta forma recuperariam sua conexão e cidadania do reino de Deus. Eles poderiam então conhecer a vontade de Deus e através deles a Sua vontade poderia ser feita na terra.
Na qualidade de filhos de Deus, nós somos parte da família real do reino do céu. Como qualquer outro membro da realeza, nós chegamos a essa posição sem nenhuma preparação; nós precisamos ser treinados. Treinamento apropriado e cuidadoso é essencial para reis em formação. Temos de aprender outro modo de agir e pensar.
Nós temos passado tanto tempo influenciados pelo reino das trevas que nós automaticamente reagimos e pensamos como escravos, com a mentalidade de um decaído sem auto-estima. Se quisermos exercer nossa posição de embaixadores de nosso Pai, então devemos receber treinamento intensivo para podermos agir e pensar como cidadãos do reino dos céus. Nessa tarefa, o Espírito Santo é nosso instrutor.
Uma das coisas que o espírito Santo nos ensina é como permanecer em autoridade como verdadeiros filhos e filhas de Deus, não importando quais problemas ou dificuldades venham sobre nossa vida. Como filhos reais de nosso Pai celeste, nós podemos nos responsabilizar por nossas circunstâncias ao invés de nos tornarmos escravos delas. Podemos viver diariamente em poder e vitória, ao invés de fraqueza e derrota.
Tudo o que é necessário é treinamento, e o Espírito Santo é o nosso professor: “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade... Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse” (João 14: 16, 17, 26).
“Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei. Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir” (João 16: 7, 13).

0 comentários:

Postar um comentário