quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sendo Educados para liderança do Reino

Um dos objetivos importantes de Jesus na terra era treinar a humanidade para a liderança do Reino. Ele veio para nos ensinar a pensar e agir como Deus, nosso Pai. Jesus estabeleceu o padrão pelo exemplo da sua própria vida. Em cada palavra, ação e momento da sua vida na terra, Jesus nos mostrou como o Pai é e como nós deveríamos agir para nos parecer com Ele, já que somos seus filhos.
Os discípulos de Jesus não entendiam isso facilmente, assim como nós temos dificuldade em entender, por isso Jesus procurou ensiná-los: Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais; como poderemos saber o caminho?” Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto”. Disse Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta”. Jesus respondeu: “Você não me conhece, Felipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: “Mostra-nos o Pai”? Você não crê que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu lhes lhe digo não são apenas minhas. Ao contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra”. (João 14: 5-10).
Ensinar-nos a pensar e agir como filhos de Deus foi uma das tarefas mais difíceis de Jesus, porque nossa tendência é ser resistentes, obstinados e lentos em aprender. Isso se deve em parte à nossa cegueira espiritual por causa do pecado e, em parte, ao fato de estarmos separados há muito tempo da realeza e do ambiente santo de Deus. Por milênios temos sido como o filho pródigo de Lucas 15: 11-32, vivendo no chiqueiro e nos alimentando de sobras das quais os porcos se alimentam.
Nós temos estado fora de contato com o nosso “lar” por tanto tempo que perdemos de vista não só a nossa identidade como também o nosso destino. O ensino de Jesus nos levará a redescobrir ambos – identidade e destino – e nos ajudará a recuperá-los e viver neles.
Se quisermos saber como o Pai é, tudo o que temos a fazer é olhar para Jesus. Se nós quisermos saber o que podemos ser como filhos de Deus, temos apenas que olhar para Jesus, o Filho unigênito do Pai. O Espírito Santo em nós nos capacitará a compreender e a praticar o modelo de vida de Jesus.

0 comentários:

Postar um comentário