sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Para compreender os conceitos do Reino

Estudar o conceito de reino é importante por vários motivos. Primeiramente, porque a maioria de nós, hoje em dia, principalmente na América do sul, nunca viveu em um reino, e esse é um conceito totalmente estranho para nós. Simplesmente não sabemos como é viver sob o domínio de um rei.
O segundo motivo porque devemos estudar a respeito do reino é que ‘o governo do céu’ é um reino, e Deus é o Rei. E pelo fato de esse Reino estender seu domínio sobre toda a criação, incluindo o sobrenatural e o natural, nós estamos incluídos nele. Por isso temos de ser capazes de compreender esse conceito.
Um terceiro motivo bastante importante para estudarmos e procurar restaurar o conceito de ‘reino’ é que a Bíblia não trata de uma religião ou de uma organização, mas fala de um Rei e o seu Reino. Portanto, para compreendermos, interpretarmos e aplicarmos corretamente as Escrituras precisamos ter conhecimento sobre reinos.
O reino é a mais antiga forma de governo e a única que possui origem divina. Foi Deus quem criou o conceito de reino e estabeleceu-o primeiramente no céu. Em termos simples, o reino é um domínio sobre o qual o rei exerce controle.
Tendo criado esse Reino, o Todo-poderoso desejou expandi-lo para outra dimensão. Com esse plano em mente, Ele criou o universo físico, visível, com bilhões de estrelas, incluindo o Sol, o astro em redor do qual nosso planeta orbita. O Senhor escolheu esse mundo especificamente como a localização de sua colônia real no reino natural.
Ele formou nosso planeta com esse propósito. Então colocou os seres humanos criados à sua imagem para administrar a colônia. Foi dessa maneira que Deus estabeleceu o primeiro reino terreno que era, simplesmente, uma extensão de seu Reino no céu. De acordo com os registros de “colonização” que estão no livro de Gênesis 1:26, os seres humanos originalmente receberam um reino perfeito para eles dominarem.
Sabemos que a rebeldia de Adão e Eva custou o reinado. O terceiro capítulo de Gênesis relata a triste história de como o casal humano foi vítima das mentiras e dos enganos da serpente, que encarnava o príncipe das trevas, o anjo caído conhecido como Satanás ou Lúcifer. Com a queda de Adão e Eva, Lúcifer assumiu o controle sobre o domínio terreno como um pretendente arrogante e ilegal ao trono.
A partir desse incidente, o Rei dos céus colocou em prática seu plano para restaurar o que os seres humanos haviam perdido. E o que nós perdemos? Perdemos um reino. Note bem que Adão e Eva não perderam uma religião, porque nunca tiveram uma; eles possuíam um reino.
As religiões são uma invenção humana, nascidas dos esforços do homem para encontrar o Criador e restabelecer o Reino celestial sem a ajuda de Deus. Entretanto, Ele é o único que pode recuperar o Reino que os seres humanos perderam.
Depois do desastre no Éden, o Senhor confrontou seus co-regentes rebeldes e também o enganador, dirigindo-se a cada um separadamente. É muito importante observar com atenção o que Deus disse à serpente, porque isso tem implicações no Reino:
“E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gênesis 3: 15).
Ao falar de ‘semente’, o Todo-poderoso estava se referindo a um descendente específico, alguém que daria um golpe fatal contra Lúcifer e seus estratagemas, esmagando sua cabeça. Como as Escrituras deixam bastante claro, essa pessoa prometida surgiu milhares de anos depois na pessoa de Jesus Cristo de Nazaré, o Filho de Deus em forma humana.
Quando Jesus apareceu em cena em um período histórico real, trouxe a mensagem não de uma religião, mas sim do Reino: “Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus” (Mateus 4: 17). Essas são as primeiras palavras de Jesus registradas nas Escrituras.
Essa foi a única mensagem e tema de seus ensinos. Podemos procurar nos evangelhos e veremos que tudo o que o Messias declarava e fazia estava relacionado com o Reino e a chegada deste a terra. Jesus disse: Arrependei-vos (que significa mudar de mentalidade ou adotar uma nova maneira de pensar), porque é chegado o Reino dos céus. Em outras palavras, Cristo estava afirmando: “Mudem sua maneira de pensar! O Reino dos céus está entre nós! Eu o trouxe comigo!”
Foi dessa forma que Cristo manifestou o desejo de devolver à humanidade o domínio que Adão e Eva haviam perdido no Éden. Ele resgatou nosso domínio terreno!
“Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” 

0 comentários:

Postar um comentário