quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O profeta Daniel e as visões do Reino de Deus

O profeta Daniel foi um dos homens que mais recebeu revelações e visões sobre o Reino de Deus. De fato, o livro de Daniel é focado inteiramente na soberania de Deus sobre os reinos dos homens. Ele relata que os reis da terra muitas vezes se opuseram à força e à vontade de Deus, mas nunca puderam vencê-Lo.
Nem a fornalha de fogo ardente de Nabucodonosor, nem o covil de leões famintos foram suficientes para matar os servos de Deus. Daniel fazia parte da “geração exilada”, aqueles jovens judeus que foram removidos de sua pátria pelos babilônicos e transferidos forçosamente para a Babilônia.
Apesar de ser um estrangeiro exilado, Daniel alcançou, pelo desígnio de Deus, uma posição de proeminência e foi considerado um líder civil e um administrador competente no governo Babilônico. Além de suas qualidades morais e competência intelectual, Daniel era um homem íntegro que amava a Deus. Por causa dos seus dons espirituais ele serviu diretamente a diversos governantes na Babilônia.
Destacamos entre as diversas profecias liberadas por Daniel uma que se encontra no capítulo sete de seu livro. Aqui Daniel relata um sonho e uma visão que veio a ele próprio, na qual se revela o caráter e a majestade impressionante do Reino de Deus.
Ele viu quatro bestas assustadoras que se levantavam do mar. A primeira era “como um leão com asas de águia” As asas foram arrancadas, e a besta ficou sobre dois pés e recebeu o “coração de um homem” (Daniel 7: 4). Veio em seguida uma criatura que se parecia com um urso. Depois desta veio outra que se parecia com um leopardo, porém tinha quatro cabeças e quatro asas como de ave em suas costas.
A quarta besta era a mais aterrorizante de todas, pois tinha dentes de ferro, enormes, com os quais ela “esmagava e devorava” suas vítimas. Tinha, também, dez chifres. Enquanto Daniel observava a cena, três dos chifres foram arrancados e substituídos por um chifre menor, o qual “possuía olhos como os olhos de um homem e uma boca que falava com arrogância”. (Daniel 7: 8).
Essas quatro bestas representam as forças demoníacas que atuam por meio do poder, da perversidade e da corrupção de muitos governos do mundo. A cena seguinte no sonho de Daniel coloca esses poderes malignos em sua perspectiva correta. O que se segue assegura-nos a derrota certa de Satanás e o triunfo absoluto do Reino de Deus.
Enquanto olhava, os tronos foram colocados, e um ancião se assentou. Sua veste era branca como a neve; o cabelo era branco como a lã. Seu trono era envolto em fogo, e as rodas do trono estavam em chamas. De diante dele, saía um rio de fogo. Milhares de milhares o serviam; milhões e milhões estavam diante dele.
O tribunal iniciou o julgamento, e os livros foram abertos. Continuei a observar por causa das palavras arrogantes que o chifre falava. Fiquei olhando até que o animal foi morto, e o seu corpo foi destruído e atirado no fogo.
Dos outros animais foi retirada a autoridade, mas eles tiveram permissão para viver um período de tempo. Em minha visão à noite, vi alguém semelhante a um “filho de homem”, vindo com as nuvens do céu. Ele se aproximou do ancião e foi conduzido à sua presença. Ele recebeu autoridade, glória e o reino; todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram.
Seu domínio é um domínio eterno que não acabará, e seu reino jamais será destruído. (Daniel 7: 9-14).
Daniel viu isso cerca de 500 anos antes do nascimento de Jesus. Satanás foi julgado, seu poder destruído, e seu ‘corpo’ lançado no fogo ardente. O fogo que consome, e que simboliza a perda de poder.
Para nós isso tem um significado importante: Mesmo que Satanás e as forças das trevas estejam ainda ao nosso redor nos molestando, está escrito na Escritura da Verdade que o seu poder e autoridade serão quebrados. Sua destruição final espera a consumação de todas as coisas com o retorno previsto de Cristo.
É por isso que nós não temos que nos render à derrota ou ao desespero em nossa vida diária. Nós podemos viver em vitória e caminhar em confiança porque o poder de nosso inimigo foi quebrado. O Senhor nos dá autoridade sobre ele. Nós estamos entre aqueles que se assentam no julgamento contra ele, juntamente com o nosso Rei. 

1 comentários:

Luciano Mendes disse...

Como eu anseio por esse governo.Governantes gastam tempo em reuniões, viagens,conferências.
Se reunem para ver se conseguem melhorar o mundo o fazendo mais justo, menos poluído,com menos desigualdade, menos violento.Mas quanto mais o tempo passa, mostra-se quanto são ineficazes a adiministração governamental humana. Acredito piamente no governo milenar de Rei Jesus, e só assim acredito que viveremos o mundo ideal que tanto nós sonhamos; de paz,igualdade, harmonia.
Maranata! ora vem Senhor Jesus.

Postar um comentário