segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Um Rei falando sobre o Reino

O livro dos Salmos está cheio de referências que deixam claro que o rei Davi e outros salmistas de Israel conheceram e reverenciaram Deus como o Rei dos reis: “O Senhor é rei para todo o sempre; da sua terra desapareceram todos os povos” (Salmos 10: 16).
O rei Davi compreendeu que os reinos humanos são temporários, mas o Reino de Deus é eterno: “Abram-se, ó portais; abram-se ó portais eternos, para que entre o Rei da glória. Quem é o Rei da glória? O Senhor forte e valente, o Senhor valente nas guerras. Abram-se ó portais; abram-se ó portais eternos, para que o Rei da glória entre. Quem é esse Rei da glória? O Senhor dos exércitos; ele é o Rei da glória! (Salmos 24: 7-10).
Nesses versos, Davi, o segundo e maior rei de Israel, exaltou e reconheceu o Senhor Deus como o “Rei da glória”, aquele que estava entronizado para sempre. Com a frase “Rei da glória”, Davi exalta Deus como o maior Rei de todos e digno da mais elevada estima.
“Pois o Senhor altíssimo é temível, é o grande Rei sobre toda a terra! Ofereçam música a Deus, cantem louvores! Ofereçam música ao nosso Rei, cantem louvores! Pois Deus é o Rei de toda terra; cantem louvores com harmonia e arte. Deus reina sobre as nações; Deus está assentado em seu santo trono” (Salmos 47: 2, 6-8).
“O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de justiça é o cetro do teu Reino” (Salmos 45: 6).
Davi estava focado no Reino de Deus. Embora ele mesmo fosse um rei, Davi conhecia seu lugar. Ele compreendeu seu papel como um rei abaixo de Deus, uma autoridade representativa que deveria representar Deus diante do povo, e como um sacerdote, representar o povo diante de Deus. Ele é um exemplo para todos nós quanto ao nosso lugar no Reino. Como Davi nós somos chamados para governar como reis neste mundo e também para cumprir o papel sacerdotal de conduzir espiritualmente as pessoas nas regiões terrenas.
O reinado de Davi foi considerado justo e reto. Apesar das falhas conhecidas e dos pecados cometidos em momentos de fraqueza, Davi foi considerado como um homem segundo o coração de Deus. Saul havia fracassado em obedecer e o seu mandato foi reprovado pelo Senhor, por isso, diz a Bíblia, Deus procurou um homem segundo o Seu coração:
“Agora, porém, não subsistirá o teu reino; o Senhor já buscou para si um homem segundo o Seu coração, e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porque não guardaste o que o Senhor te ordenou” (I Samuel 13: 14).
De forma que, Davi reinou com os olhos voltados para o Rei dos reis e Senhor dos senhores, e chegou ao fim de sua vida com a mesma firmeza de caráter. Ao aconselhar seu filho Salomão, que iria sucedê-lo no trono, ele disse-lhe:
“Eu vou pelo caminho de toda a terra. Esforça-te, pois, e sê homem. Guarda as ordenanças do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, para guardares os seus estatutos e os seus mandamentos, os seus juízos e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés, para que prosperes em tudo o que fizeres e por onde quer que fores” (I Reis 2: 2-3).
Davi descansou de sua missão como governante em Israel. Ele reinou em nome de Deus durante quarenta anos e foi fiel em tudo. É assim que devemos viver aqui em nossa peregrinação terrena. Sendo retos diante de Deus, proclamando o Seu Reino e fazendo a Sua vontade aqui na terra como é feita no céu. Quem assim fizer com certeza prosperará em seus caminhos, pois Deus é fiel e justo para conosco.
Deus seja louvado! 

1 comentários:

Luciano Mendes disse...

Vi um pregador que Deus tem usado para resgatar a mensagem do reino dizer que: deveriamos ler as sagradas escrituras novamente com o enfoque do reino. E tenho feito isso, e não deu outra; só vejo o reino de Deus de genêsis a apocalipse.Como Davi entendeu isso!1CRÔNICAS CAP29:11("Teu,Senhor, é o poder,a glória,a honra,a vitória e a majestade;porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra;teu,Senhor, é o reino, e tu exaltastes por chefe sobre todos.")
O rei Davi entendeu, que só estava no trono de Israel porque o Grande Rei havia o colocado lá, e ele reforçou isso quando seu filho salomão sucedeu o trono. Que vivamos sobre as ordens e estatutos do Rei Jesus.

Postar um comentário